A Folha recebeu nesse fim de semana denúncias de que grávidas que estão à espera de dar à luz aguardam o nascimento do filho nos corredores do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth por falta de leitos.
Milena Franco Andrade, 19 anos, que deu entrada na maternidade sábado, 6, às 13h30, disse que estava com sete centímetros de dilatação “acomodada” no corredor esperando para dar à luz o filho.
“Eu e outras mãezinhas estamos aqui esperando a criança nascer a qualquer momento”, ressaltou.
PICOS – Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que nos últimos dias o volume de atendimentos no Hospital Materno-Infantil cresceu bastante, ocasionando momentos de superlotação na unidade.
A Sesau ressaltou que esses picos de atendimento fazem parte da rotina do hospital, porém, nenhuma paciente deixa de ser avaliada ou acompanhada, mesmo que ainda não tenha sido encaminhada para um leito.
A nota segue informando que a maternidade é um hospital de média e alta complexidade, a única no Estado, e atende pacientes dos 15 municípios de Roraima e também de outros países, principalmente da Venezuela, após a alta onda migratória que teve início há cerca de três anos.