Preocupados com os altos índices de acidentes registrados no Estado, um grupo de professores promoveu, na manhã de ontem, uma ação educativa sobre a importância da promoção de paz no trânsito. O ponto de concentração do grupo foi em frente à Assembleia Legislativa de Roraima, na Praça do Centro Cívico.
Conforme o membro do Movimento dos Professores Seletivados em Luta, Círios Ricardo, cerca de 60 professores participaram da ação. A intenção foi promover junto aos condutores uma cultura preventiva de paz no trânsito roraimense, considerado um dos mais violentos do país.
“Nós resolvemos fazer esse momento de reflexão, de interação e conscientização com os condutores de veículos de todo o Estado. Esse é um trabalho que já existe em sala de aula, só que nós resolvemos estender esse trabalho no corpo a corpo com os motoristas, pregando a possibilidade de estarmos curtindo um carnaval sem acidentes”.
A ação contou ainda com a participação de órgãos de fiscalização, como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria Municipal de Trânsito (Smtran) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo o educador, essa é a primeira vez no Estado que a categoria se engaja em uma campanha desse segmento.
“Nós estamos com um grupo de professores trabalhando, distribuindo panfletos, conversando com todos eles, orientando da melhor forma sobre essa paz no trânsito. Nós também estamos com os professores da área indígena, profissionais que estão em constante movimentação para fazer algo pelo bem da sociedade”, comentou.
Para o diretor-presidente do Detran, Juscelino Pereira, a parceria da sociedade com a população pode ajudar a minimizar os dos números no Estado. “O Carnaval é uma festa muito bonita, realizado em todo o país, e o que nós temos que garantir para a população é que essa comemoração se desenrole de forma tranquila, com segurança e paz. Nós estamos distribuindo um material educativo, fazendo uma ação de orientação. Os professores estão simbolizando os carros com uma faixa branca para que as pessoas entendam que esse seja um período de paz e segurança no trânsito durante o Carnaval”, afirmou.
Pereira explicou que as ações conjuntas terão um foco maior durante este Carnaval. Além das ações orientativas, as entidades concentrarão esforço maior na repressão na prevenção de acidentes. “Como é de costume todos os anos, cada órgão realiza as suas ações de fiscalização e segurança no Carnaval. Mas, neste ano, as ações funcionarão de forma mais integrada em todo o Estado, com os departamentos de trânsito, as polícias Militar e Civil, a Polícia Rodoviária Federal”, disse. (M.L)
Cotidiano
Grupo faz campanha de conscientização aos condutores de veículos de Boa Vista
Estudantes e professores levaram uma mensagem de paz aos condutores