Cotidiano

Grupo promove encontro entre pessoas com Fibromialgia neste sábado

Objetivo do evento é discutir sobre as políticas públicas voltadas pra pessoas que vivem com a doença

Ocorrerá neste sábado, dia 18, o I Encontro Fibromialgia Roraima com o tema “Fibromialgia, uma doença invisível”. São convidadas a participar todas as pessoas que possuam o diagnóstico, para compartilhar experiências e debater sobre políticas públicas relacionadas à doença.

O evento será  a partir das 16 horas, no Malocão da Codesaima, localizado na avenida Via das Flores, número 1347, no Pricumã.

“O encontro foi idealizado mediante a necessidade de pessoas com Fibromialgia discutirem sobre as políticas públicas voltadas pra pessoas que vivem com a Fibromialgia, uma doença invisível, que maltrata diariamente”, disse uma das organizadoras do evento, Cristina Dias.

O grupo organizador do evento é formado pessoas que estão todos os dias na mobilização contínua de identificação de pessoas com fibromialgia, para juntos unirmos forças para lutar por melhorias juntos às instituições públicas e privadas em Roraima.

O encontro tem como pautas: a apresentação de leis em vigência, projetos de Leis em tramitação, apresentação de propostas,  proposta para criação de uma associação em Roraima e outros assuntos.

“Falaremos sobre a desconexão a que o paciente fibromiálgico é submetido, seja pela incompreensão de muito médico e demais profissionais de saúde que não conhecem a síndrome com profundidade, seja pela própria sociedade que não enxerga esta patologia invisível que se esconde dentro de um corpo de aparência saudável. O avanço do entendimento desta condição e a disseminação de seu conhecimento na sociedade como um todo, permeada pelo entendimento mútuo e compreensão, é fundamental” informou Cristina.

A Fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.

A dor é o principal sintoma, ocorrendo no corpo todo. A dor da fibromialgia é variável, e pode piorar durante as crises, com o estresse, a falta de sono e o clima. O portador de fibromialgia também pode ter sensações de queimação, formigamentos, e ainda ter a impressão de que algumas partes do corpo estão inchadas.

É importante falar que não existe um exame que faça o diagnóstico da fibromialgia. Ela só pode ser diagnosticada pelo médico durante a consulta, pois existem outras doenças que causam dor no corpo todo. O médico fará várias perguntas sobre a dor, o sono, o humor e em alguns casos de dúvida poderá solicitar algum exame.

O tratamento da fibromialgia inclui a prática de atividade física, a fisioterapia, e as medicações.

O exercício físico regular ajuda muito a melhorar a dor e fortalecer os músculos. O início deve ser gradual e lento, e é comum que a dor piore nos primeiros dias. A fisioterapia também é útil.

Na coordenação geral do evento estão Ângela Ramos, Sam Albuquerque e Cristina Leite.