A população de Roraima recorrentemente é surpreendida com a notícia de acidentes aquáticos ocorridos no Rio Branco, sendo na Capital ou interior do Estado. O caso mais recente, ocorrido no município de Caracaraí, transformou uma pescaria em tragédia com o óbito de quatro pessoas da mesma família. Para evitar o aumento de casos e risco de afogamento, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) anunciou que vai retomar ações de fiscalização e orientação em balneários do Estado a partir deste domingo, 03.
De acordo com o comandante da Companhia de Busca e Salvamento do CBMRR, tenente Leonildo de Paula Farias Filho, neste final de semana será retomado o trabalho do guarda-vidas. Serão quatro militares do Corpo de Bombeiros, sendo um deles treinado como mergulhador de resgate, disponíveis para atender a população até o final do período de verão.
“O trabalho vai ser realizado principalmente na praia do Rio Branco, que é uma área maior e onde há uma concentração maior de pessoas, porém, a gente não deixa de fazer a fiscalização nos demais balneários. Os guarda-vidas vão começar o trabalho na praia do Caranã na manhã de domingo fazendo prevenção, conversando com os banhistas. Em seguida, passam pela praia do Cauamé, descendo de embarcação, ainda dando dicas de segurança, até chegar à Praia Grande, onde vai ser montado um ponto fixo de fiscalização e eles vão permanecer durante toda a tarde”, explicou Leonildo.
A Prefeitura de Boa Vista informou que a Defesa Civil Municipal promove nos finais de semana e feriados, nos principais balneários da cidade, um trabalho de conscientização e orientação aos frequentadores. “As principais orientações são referentes aos cuidados com crianças, bancos de areia ao atravessar o rio e igarapés e, quanto ao consumo de bebida alcoólica, um dos principais motivos de afogamento. Atualmente uma equipe da Defesa Civil faz vistoria permanente no balneário Caranã, local onde foi registrado o maior índice de salvamento”, informou.
DICAS DE SEGURANÇA – As principais recomendações da Companhia de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros para os banhistas são: não ir sozinho às praias, não entrar na água sozinho e não tomar banho em local desconhecido. Além disso, outra recomendação importante é não aliar o consumo de bebida alcoólica a ida a balneários.
“Nós também recomendamos que se mantenha a vigilância o tempo todo em crianças e idosos e evitar aquelas brincadeiras que simulam afogamento ou empurrar a pessoa na água. Isso vale tanto para os balneários quanto para quem vai ao clube ou fica em casa, em piscinas”, salientou Leolindo.
Já no caso de embarcações, a recomendação é que todos os ocupantes tenham colete salva-vidas adequados a sua faixa etária e tamanho. “Os índices são muito altos de acidentes ocorridos com pessoas que sabem nadar e por isso acham que vão conseguir se salvar de um acidente e não utilizam os procedimentos necessários de segurança”, explicou o tenente. Para aqueles que utilizam jet-ski e caiaque, a orientação é que se mantenham a um perímetro de distância dos banhistas para evitar possíveis acidentes.
Outra recomendação é buscar um piloto de embarcação com experiência, que conheça o local do passeio e que possua habilitação da Marinha do Brasil. “Apesar de Roraima não ter um polo da Marinha do Brasil, todo ano uma equipe vem ao Estado para dar o curso de guarda-vidas e motonauta aos donos de embarcação. Então não há desculpa para não procurar por um profissional habilitado. Seguindo todas essas dicas o banhista pode ter um final de semana tranquilo”, reforçou o tenente. (P.C)