Em patrulhamento de rotina do Grupo Tático de Ações Motociclistas Municipal (GTAM) no bairro Cidade Satélite, zona Oeste da cidade, uma equipe de guardas municipais, na manhã de ontem, foi chamada para auxiliar no trabalho de parto de uma das moradoras, que já sentia contrações para ter o bebê.
O guarda municipal Tiago Faustino, que possui curso de primeiros-socorros, assumiu o controle da situação. “Estávamos passando na rua da casa da mulher em situação de parto e uma vizinha dela gritou pedindo ajuda”, disse.
Faustino e mais três colegas ajudaram a prestar os primeiros atendimentos a Jéssica Clementino Gomes, de 18 anos, até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em 30 minutos, uma equipe chegou até a casa da jovem e removeu-a para o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), na zona Norte da cidade. A criança é do sexo masculino.
Conforme Faustino, apesar de possuir capacitação para realizar o parto, achou melhor aguardar a chegada da equipe do Samu. “Como avaliei a situação, percebi que havia tempo para que ela fosse removida em uma unidade de saúde para a maternidade”, frisou. A equipe que ajudou com os primeiros-socorros a Jéssica Gomes foi até a maternidade saber sobre o estado de saúde da mãe e do bebê. (T.C)