Cotidiano

Guiana confirma quatro casos e uma morte

Pacientes tiveram contato com a primeira vítima

Ministro da Saúde Pública Volda Lawrence confirmou hoje (14) três casos positivos de COVID-19, elevando o número total para quatro.

 Os três pacientes que testaram positivo recentemente foram identificados como o marido da mulher de 52 anos que morreu com o vírus no início desta semana, um de seus filhos e outra pessoa morando em sua residência na costa leste de Demerara.

A primeira vítima do vírus Corona do país, seu marido e pelo menos um de seus filhos viajaram de Nova York para a Guiana em 5 de março e ela se apresentou ao sistema de saúde pública cinco dias depois com queixas de saúde.

Com base no histórico de viagens e nos sintomas da paciente, (com diabetes imediato e pressão alta), os profissionais de saúde também a diagnosticaram para COVID-19.  Uma amostra foi coletada e enviada ao Laboratório Nacional de Referência em Saúde Pública (NPHRL), onde os testes laboratoriais confirmaram um resultado positivo na manhã de quarta-feira.

 A mulher morreu na quarta-feira passada ao receber atendimento médico na Georgetown Public Hospital Corporation (GPHC).  Os membros de sua família foram informados.

 Outros membros da família e mais de uma dúzia de pessoas que entraram em contato com a paciente foram aconselhados por especialistas do MOPH a se auto-quarentena.  Todos eles são vigiados regularmente por especialistas em saúde pública.

 Testes nos outros membros da família nos últimos dois dias revelaram que os três haviam contraído o vírus descoberto no ano passado em Wuhan, na China.