Cotidiano

Hemocentro abre na quinta-feira para garantir abastecimento de estoque

Conforme informações do governo, a unidade está com o estoque baixo, e todos os tipos sanguíneos serão úteis

Com a proximidade da Semana Santa, o Hemocentro de Roraima (Hemoraima) quer incentivar as doações para garantir bolsas de sangue para o período. Para isso, a unidade estará aberta nesta quinta-feira, 24, para dar mais uma oportunidade àqueles que desejem ajudar.

A campanha busca suprir o estoque neste feriado prolongado, quando a demanda tende a aumentar significativamente, enquanto o número de doadores cai, pois muitas pessoas aproveitam o feriado prolongado para viajar. Por isso, as parcerias são fundamentais para que a unidade se mantenha abastecida no feriadão.

O local vai abrir das 7h30 às 12 horas para receber os parceiros da Igreja Adventista, que se prontificaram a montar um mutirão de doação. “Cerca de 60 pessoas são esperadas, mas o local estará aberto também para a comunidade”, disse a assistente social do setor de Captação, Edna Félix.

O Hemoraima está localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3.418, bairro Aeroporto, próximo ao HGR. Para ser doador, a pessoa deve estar saudável, ter idade entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 quilos. No ato, a pessoa precisa apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial válido em todo o Território Nacional.

A doação não pode ocorrer em jejum e requer repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação. O doador tem que evitar cigarro por pelo menos duas horas antes e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, além de evitar ingerir alimentos gordurosos.

UNIDADES DE SAÚDE

Neste feriado prolongado, as unidades de saúde que realizam atendimentos de urgência e emergência como o Pronto Atendimento Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão, Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth e Pronto Atendimento Cosme e Silva funcionarão normalmente.

As unidades de saúde dos municípios que possuem o serviço de urgência e emergência também funcionarão ininterruptamente para esta finalidade. A Central Estadual de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também manterá suas atividades normais, durante 24 horas, por todo o feriadão.

Já as unidades que fazem atendimento ambulatorial, como Hospital Coronel Mota, Centro de Referência de Saúde da Mulher, bem como os setores administrativos não funcionarão nesta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25, com retorno das atividades na próxima segunda, 28.

Com informações do Governo do Estado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.