O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) convoca doadores para reforçar o estoque de sangue da unidade. O apelo ocorre em meio à proximidade do feriado de Carnaval, quando muita gente aproveita para viajar.
A preocupação, segundo o Hemoraima, é ainda maior se considerar os preparativos para a retomada das cirurgias eletivas no HGR (Hospital Geral de Roraima), procedimentos que prometem aumento de demanda por bolsas de sangue.
“Infelizmente, mais uma vez, o estoque de bolsas de sangue do Hemoraima está baixo. Existem algumas tipagens que já estão zeradas, então pedimos encarecidamente que a população compareça na unidade para realizar a doação de sangue”, destaca a gerente do Núcleo da Captação de Doadores, Juliane Uchoa.
De acordo com ela, as doações devem ser feitas o quanto antes, pois o sangue coletado nunca segue direto para o paciente, pois a coleta passa por várias etapas antes de ser liberada. Até chegar ao receptor, o material passa por triagem e testes de sorologia e imuno-hematologia, para comprovar que está apto à transfusão.
Quem pode doar?
O candidato a doador de sangue precisa pesar mais de 50 quilos e não estar em jejum no dia da doação. A adolescente a partir de 16 anos de idade, por sua vez, precisa estar acompanhado pelos pais ou um responsável legal. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos.
A unidade recomenda ainda que o interessado evite ingerir alimentos gordurosos até duas horas antes da coleta. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no período pós-parto.
Ao chegar à unidade, o doador realiza o cadastro e vai para a triagem clínica. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida.
Horário de funcionamento
Localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR, o Hemoraima funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Os interessados em doar sangue também podem agendar um horário por meio do telefone (95) 2121-0831.