Cotidiano

Hemocentro convoca doadores para repor estoque após feriado de Carnaval

A convocação é considerada de rotina, uma vez que o estoque baixa após feriados prolongados

Após o feriado prolongado em razão das festas de Carnaval, o Hemocentro de Roraima (Hemoraima) está convocando os doadores de todas as tipagens sanguíneas para a reposição de estoque da unidade.

As doações devem ser feitas na sede do Hemoraima, localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3.418, bairro Aeroporto (próximo ao HGR). O horário de funcionamento é das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira. No ato, o doador pode solicitar uma declaração para apresentar no trabalho e justificar a ausência.

A diretora Geral do Hemoraima, Gabrielle Duarte, explicou que desta vez a convocação é de rotina, ao contrário da maioria que a unidade faz, uma vez que o estoque baixa após feriados prolongados. “O objetivo é repor o estoque do banco para que a unidade atenda as solicitações habituais”, esclareceu.

Segundo a direção, durante o período festivo foram distribuídas bolsas às Agências Transfusionais (ATs) principalmente ao Hospital Geral de Roraima (HGR), para atender à demanda.

DISTRIBUIÇÃO

Como o único Hemocentro de Roraima, a unidade é a responsável no Estado pela captação e distribuição de sangue para as unidades de saúde da Capital e Interior, incluindo a rede privada. “A regularidade de um doador é extremamente relevante para que o estoque esteja sempre disponível para atender a demanda”, frisou.

Um doador regular é aquele que respeita o período de intervalo de tempo entre cada doação e passado o tempo preconizado, volta a doar. Para os homens, o período mínimo é de 60 dias e da mulher, 90 dias. Dessa forma, para que um homem seja considerado um doador regular, ele deve realizar quatro doações a cada ano e para as mulheres, três.

Para ser doador, a pessoa deve estar saudável, ter idade entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 quilos. No ato, a pessoa precisa apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial válido em todo o território nacional.

Não pode doar sangue em jejum e a pessoa precisa fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação. O doador tem que evitar cigarro por pelo menos duas horas antes e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, além de evitar ingerir alimentos gordurosos.

Com informações da Secom