O Hemocentro de Roraima está com o estoque de sangue em estado crítico para todos os tipos sanguíneos. Diante dessa realidade, a unidade está convocando doadores com o objetivo de reabastecer o estoque para conseguir atender as demandas das unidades de saúde do Estado. Os doadores podem comparecer a unidade e fazer doação espontânea.
A gerente do setor de captação do Hemocentro, Juliane Uchôa, fez um pedido a população. “Estamos trabalhando com algumas instituições, para reverte a situação, mas é de fundamental importância que cada um realize sua doação. O mais crítico é o sangue do tipo O+ que precisa de atenção especial”, disse ela.
Quem tiver interesse em se tornar um doador deve procurar o Hemocentro com os documentos originais com foto.
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24h antes da doação. Ao chegar no Hemocentro, não esqueça que você deve apresentar um documento oficial com foto. Menores de 18 anos devem ter consentimento formal do responsável legal ou estar acompanhados no dia da doação e maiores de 60 anos devem ter doado antes. Gripe, resfriado, febre e COVID-19 são fatores de impedimento temporário de doação.
O Hemoraima fica localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Você pode ligar para o número (95) 98404-9594 e obter mais informações.