Cotidiano

Hemoraima passa a atender doadores de sangue aos sábados

Medida seguirá por período indeterminado, com foco no reforço de todas as tipagens sanguíneas, principalmente as de fator negativo

O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) anunciou que vai funcionar também aos sábados, das 7h30 às 12h, em virtude do retorno das cirurgias eletivas e por ser o único hemocentro a abastecer o Estado.

Segundo a assistente social da captação de doadores da unidade, Márcia Pinheiro, a medida seguirá por período indeterminado, com foco no reforço de todas as tipagens sanguíneas, principalmente as de fator negativo.


Hemoraima aumentou jornada de trabalho em virtude do retorno das cirurgias eletivas (Foto: Ascom/Sesau)

Para se tornar um doador de sangue, o interessado precisa ter mais de 50kg e não estar em jejum no dia da coleta do material. No caso de adolescente a partir de 16 anos de idade, é necessário que esteja acompanhado pelos pais ou responsável legal. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos.

É preciso ainda evitar a ingestão de bebida alcoólica ou consumo de alimentos gordurosos até duas horas antes da coleta. Além disso, o interessado não pode estar com febre, gripe ou resfriado. Grávidas e mulheres no período pós-parto também não poderão realizar a doação. “Aqui você passará por uma triagem clínica, e se atender a todos os requisitos, fará a sua doação e salvará até quatro vidas”, destacou Márcia Pinheiro.

Horário de funcionamento

O Hemoraima funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e de 13h30 às 18h. Os interessados também podem agendar um horário por meio do telefone (95) 2121-0831. A unidade fica na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima)