Cotidiano

Hemoraima tenta garantir estoque para o Carnaval

Neste período, o número de doadores tende a cair, enquanto a demanda por doações aumenta

Com a proximidade do feriado de Carnaval, o Hemoraima (Hemocentro de Roraima) quer incentivar as doações para garantir bolsas de sangue para o período festivo.

“Antes de a folia começar, doe sangue para o estoque aumentar”, é o nome da campanha que busca suprir o estoque neste que é o feriado prolongado mais preocupante, pois a demanda tende a aumentar significativamente.

De acordo com a diretora do Hemoraima, Gabrielle Duarte, os parceiros do Hemocentro já começaram a contribuir com a unidade, incentivando o ato de doar.

Esta semana, a quadrilha ‘Amor Caipira’, que conta com aproximadamente cem pessoas, entre brincantes e coordenação, fará uma corrente de doação de sangue.

“Vendo que neste período é muito necessário ter um estoque maior, tivemos a iniciativa de sensibilizar o nosso grupo para este ato solidário”, disse o presidente do grupo folclórico ‘Quadrilha Amor Caipira’, Daniel Mangabeira.

Neste período festivo, o número de doadores tende a cair, enquanto a demanda por doações aumenta.

“Muitos doadores ainda estão de férias ou aproveitam o feriado prolongado para viajar”, comentou a diretora ao frisar a importância das parcerias para que a unidade se mantenha abastecida no Carnaval.

A expectativa é que, com a campanha, aproximadamente 500 pessoas procurem o Hemocentro esta semana para a doação de sangue. Na quinta-feira (4), a quadrilha preparou uma confraternização em que brindará os participantes que doaram sangue.

O grupo folclórico também tem um bloco. Este será o terceiro ano que o ‘Pão com Ovo’ participará do Carnaval. Conforme o presidente, a expectativa é agregar aproximadamente 500 foliões este ano. Geralmente, os participantes da quadrilha, familiares e amigos participam do bloco todos os anos.

“Todos estão sendo motivados a doar sangue esta semana e contribuir para salvar vidas, pois acreditamos que não tem maior alegria do que uma vida salva por um gesto solidário” ressaltou Mangabeira.

ONDE E COMO DOAR

O Hemoraima está localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3.418, bairro Aeroporto (próximo ao HGR). O horário de funcionamento é das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira. No ato, o doador pode solicitar uma declaração para apresentar no trabalho e justificar a ausência.

Para ser doador, a pessoa deve estar saudável, ter idade entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 quilos. No ato, a pessoa precisa apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial válido em todo o território nacional.

Não pode doar sangue em jejum e a pessoa precisa fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação. O doador tem que evitar cigarro por pelo menos duas horas antes e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, além de evitar ingerir alimentos gordurosos.

Com informações da Secom-RR