Cotidiano

HGR retoma cirurgias e realiza mais de 500 procedimentos

Maior parte das cirurgias é ortopédica, mas também foram realizados procedimentos de outras especialidades

Em pouco mais 30 dias, o HGR (Hospital Geral de Roraima) realizou 569 cirurgias (270 eletivas) e (299 emergenciais). Os números são resultado do desdobramento da nova gestão da Sesau (Secretaria de Saúde) para abastecer o Hospital com insumos e medicamentos, para normalizar o tempo de espera.

Para a fila de espera por cirurgias eletivas voltar ao normal, o Governo de Roraima montou três equipes para realização dos procedimentos, nos períodos da manhã, tarde e noite. De acordo com dados da Sesau, são realizadas cerca de 22 cirurgias por dia.

 Os pacientes que estão internados são classificados como prioridade e depois de receberem alta, abrem vagas para os que estão aguardando em casa. Estes pacientes, por sua vez, precisam refazer os exames pré-operatórios.

 A secretária de Saúde, Cecília Lorezom, explicou que está trabalhando para acabar com a fila de espera e manter o abastecimento de insumos e medicamentos para manter as cirurgias.

 “No período que estou à frente da gestão da Saúde do Estado de Roraima [pouco mais de 30 dias] nós realizamos 569 cirurgias até o momento, contemplando 270 cirurgias eletivas e 299 cirurgias emergenciais de diversas naturezas. Promovemos o parcial abastecimento para a retomada dessas cirurgias de modo a atender a população”, ressaltou.

 A maior parte das cirurgias é ortopédica, mas também foram realizadas as de pequeno, médio e grande porte, em bucomaxilofacial, oftalmologia, cirurgia geral, vascular, cabeça e pescoço.

 De acordo com a gerente de enfermagem do Centro Cirúrgico do HGR (Hospital Geral de Roraima), Joelma Andrade Rebouças, o grande número de cirurgias ortopédicas ocorre devido a acidentes, principalmente de trânsito.

 “A maioria das cirurgias é proveniente de ortopedia. É preciso liberar leitos para internar pacientes de outras especialidades para poder dar continuidade na fila única”, explicou.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.