Cotidiano

HGR tem acúmulo de lixo em segundo dia de paralisação

A situação teria sido agravada após os trabalhadores da empresa que presta serviço de limpeza terem paralisado as atividades na última quarta-feira, 6

Segundo informações e imagens fornecidas à Folha BV, os corredores do Hospital Geral de Roraima (HGR) está tomado por lixo e sujeira. A situação teria sido agravada após os trabalhadores da empresa que presta serviço de limpeza terem paralisado as atividades na última quarta-feira, 6.

“Esse é o lixo de três dias, tem material biológico, os equipamentos de proteção descartáveis usados pelo pessoal do covid-19. Isso aqui está um nojo, a situação está seríssima”, informou uma servidora que prefere não se identificar.

Outro servidor informou que os trabalhadores da limpeza pararam por falta de pagamento.

“Eles ficam até três meses sem receber da empresa, por isso estão paralisando as atividades. Isso é um absurdo, saúde tem que ser prioridade, e não é possível trabalhar nessas condições”, relatou.

O presidente do Sindicato dos Profissionais em Enfermagem de Roraima (Sindiprer), Melquisedeque Menezes, definiu a situação como insustentável, e afirmou que já acionou os órgãos fiscalizadores.

“A situação está insustentável, todos os dias está assim, o Hospital está entregue as baratas, é inadmissível e impossível o trabalhador cuidar dos paciente que lá estão. A sujeira toma conta de todos os setores do HGR, e já notificamos os órgãos fiscalizadores, pois a contaminação está acontecendo em massa e nada está sendo feito”, reforçou.

EPI’s – Além disso, médicos que atuam no HGR informaram à FolhaBV que estão trabalhando sem receber do Governo os Equipamentos de Proteção Individual, entre eles, aventais e sapatilhas descartáveis.

Ainda de acordo com médicos, por falta de limpeza, o Hospital não está realizando tomografias computadorizadas.

OUTRO LADO – A Folha BV entrou em contato com o Governo do Estado e a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que a situação sobre a limpeza do HGR será esclarecida durante entrevista coletiva à imprensa, que será realizada às 11h da manhã desta sexta-feira, 8.

A reportagem também entrou em contato com o Governo sobre a falta de EPI’s e aguarda retorno.