Depoimentos de migrantes venezuelanos que vivem em Boa Vista, foram a inspiração para o escritor Bruno Garmatz, que lançou o livro “Mi nombre es…”. A obra possui 316 páginas e é de autoria própria.
“São nove depoimentos que demoraram mais de um ano para chegar ao resultado final. As histórias reais construídas através de relatos, são tristes depoimentos e verdadeiros. As pessoas contavam e emocionavam durante a entrevista”, explicou.
Um dos relatos é sobre José Romero, venezuelano de 46 anos, que se emocionou muito ao relatar seu processo de migração ao escritor. “Em alguns momentos minha fala foi interrompida por eu me emocionar bastante, pois, ao relatar a história eu revivi todo o processo que passei para chegar até aqui. Agradeço muito ao Bruno por ter essa oportunidade”, disse o imigrante que hoje atua como coordenador da Fundação Fé e Alegria do Brasil de Roraima.
O fluxo migratório de venezuelanos em Roraima iniciou em meados de 2015, quando a crise social, política e econômica se instalou no país vizinho. Com a proximidade, o estado recebeu inúmeros migrantes, que fugiram do país de todas as formas.
Marieylys Briceño foi uma das que vieram em busca de melhores condições de vida, contudo ela declarou o seu amor pelo país. “Venezuela é minha casa, meu país, minha terra, uma beleza que representa de tudo um pouco…”, declarou.
SOBRE O AUTOR
O autor, Bruno Claudio Garmatz, é sulista, escritor e jornalista de formação, com mais de oito livros publicados.
Monte Roraima (A morada de Makunaima)
Conversando com Guillermo
O homem de Barlovento
Escolhas Erradas
50 Causos – Para Alegrar seu dia
Pérolas & Porcos
Mi nombre es…
Remanescente das Sombras
SOBRE O LANÇAMENTO
O lançamento do livro aconteceu dia 3. Está disponível em Boa Vista na Banca de Revista Playboy (Av. Jaime Brasil, 425), @brunogarmatz e pelo número (95) 9136-7080.