Cotidiano

Hoje é feriado do padroeiro da Capital

Feriado municipal católico será comemorado com procissão em homenagem a São Sebastião

Considerada a festa católica mais importante da Capital, o Dia de São Sebastião, padroeiro de Boa Vista, se tornou um evento tradicional para as famílias locais. Para comemorar a data, a Diocese de Roraima realiza uma procissão, hoje à tarde, com saída marcada em frente à Igreja de São Sebastião, no Centro, a partir das 17h. São aguardadas cerca de 2.500 fiéis.
Além da procissão, que devera percorrer apenas as principais avenidas do Centro, com retorno à sede da igreja, acontecerá a celebração em homenagem ao santo. Após a missa, haverá uma festa em frete à capela.
“Nossa programação começa com a tradicional procissão, às 17h, em frente a Igreja de São Sebastião. Faremos uma volta ali pelo Centro, depois retornaremos para a frente da Igreja, onde será celebrada a missa. Teremos a Festa do Santo com comidas típicas e brincadeiras, como já é costume fazer. Tudo isso para celebrarmos as graças que o santo concedeu a nossa cidade”, disse o padre Paulo Mota, pároco da Igreja de São Sebastião.
Ele explicou que as comemorações iniciaram há 10 dias, com a realização da novena que se encerrou ontem. “Nós já vivemos as nove noites de novena refletindo sobre a vida de São Sebastião. Realizamos na própria igreja as orações em celebração à data”, disse.
“As pessoas acreditam no amor de São Sebastião pela cidade e pelos que aqui moram. Ele é um santo bem querido, com bastante devotos. Em nossa última procissão, participaram mais de duas mil pessoas e esperamos a mesma quantidade para este ano, ou mais. Será uma festa muito bonita”, disse o padre. 
Ele aproveitou para convidar aqueles que ainda não conhecem a festa e também todos aqueles que acreditam nas graças do santo. “É uma festa com muita tradição, uma celebração bem familiar. São Sebastião fica no coração da cidade, onde todos se reuniam, principalmente por causa da proximidade com a praça Capitão Clóvis. Toda a história da nossa cidade foi contada lá. Por isso, gostaríamos que todos os fiéis católicos participassem dessa celebração”, conclamou.