SOLIDARIEDADE

Homem com insuficiência cardíaca pede ajuda para voltar para o interior do AM

João Berlamino da Cruz veio a Roraima para trabalhar, mas quando descobriu o problema foi demitido

João é casado e tem duas filhas, todas morando na Boca do Acre, interior do Amazonas. (Foto: arquivo pessoal)
João é casado e tem duas filhas, todas morando na Boca do Acre, interior do Amazonas. (Foto: arquivo pessoal)

A insuficiência cardíaca é um distúrbio em que o coração não consegue suprir as necessidades do corpo, causando redução do fluxo sanguíneo. Esse é o caso de João Belarmino da Cruz, de 37 anos, diagnosticado com a condição há cerca de oito meses e necessitado de retornar à sua casa e família na Boa do Acre, interior do Amazonas.

À reportagem, João relatou que está em Caracaraí, interior de Roraima, desde o ano passado para trabalhar em fazenda. Porém, ao descobrir o problema no coração, não conseguiu continuar no serviço.

“Eu vim para trabalhar mas cheguei e não aguentei. Começou os problemas e começaram a me levar para Caracaraí e o rapaz me demitiu, não quis mais que eu trabalhasse. Aqui eu estou morando porque a prefeitura me colocou num lugarzinho”, contou João.

A condição de João é grave, sendo necessário transplante. O procedimento nunca foi realizado e ele está na fila do SUS (Sistema Único de Saúde). Por isso, recebeu ajuda da Justiça que determinou alimentação e instalação temporária na Casa de Acolhimento do Idoso por parte da Prefeitura de Caracaraí.

Retorno para casa

João da Cruz está na Casa de Acolhimento do Idoso, em Caracaraí. (Foto: arquivo pessoal)

João Belarmino é natural da Boca do Acre, Amazonas, onde se encontra as duas filhas, a esposa e os familiares. Sozinho em Roraima e após à saúde debilitada, pede ajuda para voltar para casa.

“Eu morei a vida inteira na Boca do Acre, que fica na divisa de Acre e Amazonas. Eu tenho que ir para Rio Branco [capital de Rondônia] e de Rio Branco ir para a minha cidade. É muito longe e eu não tenho condições alguma de voltar. Como o caso se agravou estou preocupado em voltar para casa”, disse.

A ajuda a João Belarmino da Cruz pode ser feita pelo Pix (97) 98414-1432, instituição financeira Santander.