A comprovação da vacina contra o coronavírus é importante para a realização de viagens, apresentação em empresas e para a impressão do Certificado Nacional de Vacinação para a Covid-19. Todavia, a falta do registro foi denunciado à redação da FolhaBV por um funcionário público.
Ele contou que abriu o site conectesus para imprimir o Cartão Nacional de Vacinação, mas não consta o registro da segunda dose. “Eu já tomei as duas doses da vacina, inclusive a segunda foi em setembro, no ponto que fica no terminal do Centro”, disse.
Para o funcionário público, falta organização e responsabilidade no envio das informações por parte da Prefeitura de Boa Vista, responsável pela imunização na capital. “Isso prejudica a população, pois muitas pessoas precisam viajar, seja a trabalho ou questão de saúde, e precisamos comprovar que estamos vacinados contra o coronavírus”, citou.
Ainda conforme a denúncia, o homem foi orientado a ir ao ponto de vacinação onde foi imunizado e pedir para fazerem o registro. “É muita falta de respeito. Somos trabalhadores. Já fazemos um esforço para tomar as vacinas, pois é durante o expediente e muitos de nós trabalhamos o dia todo. Agora temos que voltar ao local e solicitar o registro, sendo que deveria ser automático. Precisa de organização”, destacou o funcionário público.
A prefeitura se pronunciou por meio de nota. Leia na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde informa que esse tipo de situação pode ocorrer devido a problemas no sistema ou mesmo sistema fora do ar. Nesse caso, a pessoa pode procurar uma das unidades básicas de saúde que oferecem a vacinação contra a covid-19, ou a Coordenação Municipal de Imunização (CMI), e apresentar a carteira de vacinação contendo a confirmação da segunda dose, além de documento com foto, e solicitar a inclusão da informação atualizada no sistema.