Cotidiano

Homem critica falta do registro da 2ª dose da vacina no Cartão Nacional

Segundo denúncia, dose da vacina contra Covid foi aplicada em setembro, mas não há registro no sistema nacional

A comprovação da vacina contra o coronavírus é importante para a realização de viagens, apresentação em empresas e para a impressão do Certificado Nacional de Vacinação para a Covid-19. Todavia, a falta do registro foi denunciado à redação da FolhaBV por um funcionário público.

Ele contou que abriu o site conectesus para imprimir o Cartão Nacional de Vacinação, mas não consta o registro da segunda dose. “Eu já tomei as duas doses da vacina, inclusive a segunda foi em setembro, no ponto que fica no terminal do Centro”, disse. 

Para o funcionário público, falta organização e responsabilidade no envio das informações por parte da Prefeitura de Boa Vista, responsável pela imunização na capital. “Isso prejudica a população, pois muitas pessoas precisam viajar, seja a trabalho ou questão de saúde, e precisamos comprovar que estamos vacinados contra o coronavírus”, citou. 

Ainda conforme a denúncia, o homem foi orientado a ir ao ponto de vacinação onde foi imunizado e pedir para fazerem o registro. “É muita falta de respeito. Somos trabalhadores. Já fazemos um esforço para tomar as vacinas, pois é durante o expediente e muitos de nós trabalhamos o dia todo. Agora temos que voltar ao local e solicitar o registro, sendo que deveria ser automático. Precisa de organização”, destacou o funcionário público. 

A prefeitura se pronunciou por meio de nota. Leia na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde informa que esse tipo de situação pode ocorrer devido a problemas no sistema ou mesmo sistema fora do ar. Nesse caso, a pessoa pode procurar uma das unidades básicas de saúde que oferecem a vacinação contra a covid-19, ou a Coordenação Municipal de Imunização (CMI), e apresentar a carteira de vacinação contendo a confirmação da segunda dose, além de documento com foto, e solicitar a inclusão da informação atualizada no sistema.