Cotidiano

Horário de verão começa domingo com reflexos nos voos em Roraima

Embora o Estado não esteja na lista do horário de verão, horários de voos, bancos e programações de TV são atingidos

O horário brasileiro de verão começa à meia-noite deste domingo, 18, e vai até o dia 22 de fevereiro de 2016. Apesar de Roraima não estar integrado à mudança do fuso horário, é preciso que o roraimense fique atento a algumas mudanças, a exemplo da alteração de horários dos voos e do atendimento bancário.

Os aeroportos das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste funcionarão de acordo com a programação estipulada pelo Decreto nº 6.558 de 2008, que institui o horário especial em parte do território nacional. Nestes locais, a população de dez estados e do Distrito Federal deverá adiantar os horários em uma hora.

São eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Os estados das regiões Norte e Nordeste não participarão do horário de verão.

O superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em Roraima, Daniel Sobrinho, informou que as três companhias aéreas que operam no Estado já confirmaram que os horários de saída e chegada das aeronaves foram antecipados em uma hora a partir deste domingo, 18. “Os passageiros devem ficar atentos para não perderem seus voos, já que a mudança corresponde ao adiantamento de uma hora, em relação aos horários atuais”, disse.

Ele ressaltou que, com as mudanças, o único voo da Gol passará a chegar à 1h e sairá à 1h40m. A TAM chegará às 11h50 e decolará às 12h30. A Azul vai chegar às 12h25, com decolagem às 12h55. O outro voo da Tam passará a chegar às 13h18, com partida às 14h05.   

BANCOS – Quanto aos horários bancários, o presidente do Sindicato dos Bancários de Roraima, Adauto Andrade, informou que, no período do horário de verão, os bancos vão abrir mais cedo, a partir das 8 horas e fechando às 13h. O horário de atendimento ao público normalmente é das 9h às 14h.

HORÁRIO – Durante a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, os dias são mais longos do que as noites, ou seja, o sol surge mais cedo (alvorecer) e põe-se mais tarde (entardecer). Para aproveitar melhor a luz natural, foi instituído o adiantamento do relógio em uma hora em relação ao horário legal.

As vantagens dessa medida são: redução do consumo de luz artificial, ou seja, da energia elétrica, principalmente para iluminação, e aumento das horas de lazer, visto que escurece mais tarde. O melhor aproveitamento da luz do sol traz benefício geral à população, seja para o lazer ou para atividades comerciais, a indústria, o turismo e, também, ganhamos com os benefícios ecológicos e a preservação do meio ambiente. (R.R)