As Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral oferecem a ampliação da jornada escolar e a formação de estudantes, estimulando o protagonismo juvenil, o empreendedorismo, a pesquisa científica e o Projeto de Vida relacionados aos talentos e vontades dos estudantes.
Os alunos têm a oportunidade de escolher caminhos de aprofundamento do que desejam realmente estudar. Em Roraima, cinco escolas ofertam o ensino em Tempo Integral: Maria das Dores Brasil e América Sarmento Ribeiro, em Boa Vista; Padre José Monticone, em Mucajaí; José de Alencar, em Rorainópolis; e José Vieira de Sales Guerra, em Caracaraí. Juntas, as escolas atendem a 1.446 estudantes.
Na Escola Estadual Maria das Dores Brasil, por exemplo, a disciplina eletiva “Química na cozinha” trabalha a horta escolar em uma proposta sistematizada, onde os estudantes realizaram escuta com a comunidade, além de estudos e pesquisas sobre a temática.
Os alunos estudaram sobre os micro e macronutrientes dos alimentos, alimentação saudável, contaminação por agrotóxicos e pirâmide alimentar. Por fim, construíram um canteiro e aprenderam a plantar a própria horta.
“Os alunos adoram a eletiva. Eles disseram que é muito melhor estudar e ver a interação entre teoria e prática do que estar somente dentro da sala de aula. Na horta, há uma maior interação. Enquanto plantam e molham as plantas, eles interagem e conversam entre si. A aula acontece em um ambiente atrativo”, explicou a professora de Química, Quênia da Silva Torquato, responsável pela eletiva.
Na horta, os estudantes estão cultivando couve, cebolinha, coentro, pimentão, pimenta-de-cheiro e rúcula. As hortaliças são utilizadas como complemento para o preparo da alimentação escolar.
Em Rorainópolis – Na Escola Estadual José de Alencar, em Rorainópolis, a eletiva “Horta na escola” também está sendo desenvolvida e fazendo sucesso entre os estudantes de oito turmas. Dentro da eletiva, várias disciplinas são integradas na construção do conhecimento.
Na Matemática, por exemplo, os alunos estudam os tamanhos e as dimensões da horta; na Geografia, o solo; na Biologia, as espécies de plantas e assim sucessivamente. Nove professores trabalham de forma interdisciplinar.
“Nesta eletiva [Horta na escola], buscamos educar por meio da pesquisa, além de estimular o cultivo de hortaliças, visando uma alimentação saudável e também valorizar as práticas agrícolas”, explicou a coordenadora pedagógica da escola, Conceição de Maria Soares.
Os estudantes têm uma hora de aula teórica e duas horas de aulas práticas. No momento, já foi definido o local da construção da horta. O espaço já foi limpo, roçado e o próximo passo será a construção do canteiro e plantio das hortaliças.
Cada turma possui um canteiro e é responsável por aquele espaço. Nos canteiros, serão cultivados a cebolinha, alface, cheiro verde, coentro e também macaxeira. Os estudantes são dedicados e bem participativos.
“Na eletiva, os alunos têm uma aula diferenciada e aprendem a preparar o solo, fazer a adubação dos canteiros e o plantio das hortaliças. É possível notar a motivação e até mesmo uma disputa entre as turmas”, explicou o professor Ezequiel Pereira Militão, responsável pela eletiva.
Ministério da Educação vai investir em escolas integrais
No início deste mês, o Ministério da Educação anunciou o investimento de R$ 80 milhões para a ampliação da oferta de tempo integral no Ensino Médio, o que representa a possibilidade de ampliação de 500 escolas em todo o Brasil e a oferta de 40 mil novas vagas.
Em Roraima, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) também vem investindo e vários processos licitatórios estão tramitando na Comissão Setorial de Licitação para aquisição de materiais e equipamentos para essas unidades de ensino, como carteiras escolares, laboratórios de informática, mobiliário para refeitório, centrais de ar, entre outros.
A coordenadora do Programa no Estado do Mato Grosso do Sul, Goreth Siqueira, esteve em Boa Vista e também nos municípios do interior promovendo a capacitação com o tema “Protagonismo Juvenil: alinhando a conversa sobre os desafios e perspectivas em Roraima”.
“Estamos fazendo a retomada deste Programa no Estado de Roraima. A atual gestão está investindo, promovendo capacitação das equipes gestoras das instituições e adquirindo materiais para equipar as escolas, o que é essencial para o pleno desenvolvimento dos nossos estudantes e para uma formação integral a fim de prepará-los para o futuro, para a vida”, explicou Cátia dos Santos Costa coordenadora do Programa em Roraima.