Cotidiano

Hospitais devem registrar diariamente internações de Covid-19

O objetivo dessa coleta é monitorar taxa de ocupação de leitos disponíveis no SUS para casos suspeitos e confirmados de Coronavirus

Os hospitais públicos e privados de todo o Brasil, principalmente os existentes em Roraima, terão que registrar diariamente as internações de casos confirmados e suspeitos de Coronavirus (Covid-19), para dar inicio ao Censo Hospitalar, balanço que o Ministério da Saúde (MS) pretende começar a publicar a partir desta segunda-feira (20).

O objetivo da coleta de informações, que já começou, é monitorar a taxa de ocupação dos leitos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com a Covid-19, avaliar a ocupação da rede assistencial e a média de permanência dos pacientes.

Serão coletadas informações sobre internação de pacientes em clínicas, enfermaria e/ou leitos intensivos com suspeita ou confirmação da doença.

O Censo Hospitalar também vai registrar a alta de pacientes suspeitos e confirmados, bem como a disponibilidade de leitos nas unidades de tratamento intensivo e as informações serão dadas pelos gestores dos estabelecimentos de saúde e monitoradas pelo gestor de saúde local.

O não cumprimento da medida será considerado infração sanitária grave ou gravíssima, sujeito às penalidades previstas em lei.

As informações são da Agência do Rádio Mais.

OUTRO LADO – Em relação à coleta dos dados para o Censo Hospitalar, a Secretaria de Saúde (Sesau), por meio de nota, afirmou que todas as informações relacionadas a casos suspeitos e descartadas, pacientes infectadas e curadas, e óbitos em decorrência do Covid-19 são oficializados por meio do Boletim Epidemiológico, divulgado sempre ao fim do dia pela própria Sesau.

“As atualizações podem ser acessadas nos sites www.saude.rr.gov.br e roraimacontraocorona.rr.gov.br, e nas redes oficiais da Sesau e do Governo do Estado. O mesmo material também é distribuído para a imprensa, pelo e-mail [email protected]”, explicou a nota.

A Sesau também salientou que o Hospital Geral de Roraima (HGR), por meio do Núcleo Interno de Regulação (NIR) também realiza o levantamento diário de informações referente à entrada, alta médica de pacientes suspeitos ou testados positivo e óbitos por COVID-19 e finaliza ressaltando que tem estado em contato frequente com Ministério da Saúde, ajudando o órgão a monitorar a situação da pandemia no País.