Cotidiano

Hospital Albert Einstein firma termo de cooperação com a Sesau

O documento foi assinado na sede do MPRR, pelo secretário de saúde, Marcelo Lopes, o promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Madson Carvalho, e a procuradora-geral de Justiça, Janaína Carneiro Costa

Um acordo de cooperação técnica entre o Hospital paulista Albert Einstein e o Governo do Estado foi firmado nesta quarta-feira, 10,  para oferecer serviço especializado de telemedicina no combate à Covid-19, atendendo a pacientes de Roraima internados em leitos de UTI (Terapia Intensiva).

O documento foi assinado na sede do Ministério Público de Roraima (MPRR), pelo secretário de saúde, Marcelo Lopes, o promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Madson Carvalho, e a procuradora-geral de Justiça, Janaína Carneiro Costa.

De acordo com o secretário Marcelo Lopes, será fortalecido o trabalho realizado nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), por meio do serviço de Telemedicina que será realizado pelo Hospital Albert Einstein.

“Desde o início da pandemia, existe uma palavra de ordem: união. E quando o Ministério Público e o Poder Executivo estadual buscam juntos alternativas, soluções para a saúde, sem deixar de lado as suas atribuições, cada um desempenhando seu papel, demonstram que essa união é o que vai fazer a diferença quanto à melhoria da prestação de serviços para a saúde do Estado de Roraima”, esclareceu.

Lopes ressaltou que não haverá custo nenhum para o Governo do Estado, uma vez que o Hospital Albert Einstein já tem outras parcerias semelhantes com o Ministério da Saúde.

O Promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Madson Carvalho, destacou que a intenção é aproveitar a expertise dos profissionais do Hospital Albert Einsten, que atualmente possui um dos três serviços de UTI com menor índice de mortalidade do mundo.

“Quando firmamos o acordo judicial com a Sesau em janeiro, Roraima contava com apenas 16 leitos de Terapia Intensiva e agora temos 90 leitos, porém, os índices de mortalidade nas UTIs são muito altos e alarmantes. Essa tratativa com o Albert Einsten, que oferece esse trabalho de telemedicina gratuita, vai possibilitar a diminuição da mortalidade nas UTIs e a qualificação dos profissionais daqui do estado”, concluiu o Promotor de Justiça.

Para a Procuradora-Geral de Justiça, Janaína Carneiro Costa, esse Acordo trará grandes benefícios no combate à Covid-19, em Roraima. “O MPRR tem acompanhado desde o início a crise desencadeada pelo coronavírus e uma das nossas preocupações é o atendimento adequado dos pacientes que estão nos hospitais. Temos articulado junto ao executivo dos municípios e do Estado para que haja melhorias nos serviços de saúde prestados a toda população roraimense”, concluiu a Procuradora-Geral de Justiça.