Na semana em que a Sesau transferiu os leitos clínicos de Covid-19 do Hospital Estadual de Retaguarda para o Hospital das Clínicas, a unidade já tem 100% de ocupação dos leitos. A informação é do novo boletim epidemiológico da doença, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) nessa quarta-feira (12).
Atualmente, são 15 leitos clínicos disponíveis para pacientes com o quadro mais estável – eram 11 na primeira semana de janeiro e 120 até a última semana de dezembro, todos estavam no Pronto Atendimento do Hospital de Retaguarda.
Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HGR, que recebe os casos mais graves, dos 25 leitos, 14 estão ocupados (56% de taxa de ocupação). Na Maternidade, um dos nove leitos de UTI está ocupado (11%), e quatro dos 16 clínicos estão ocupados (25%). Por sua vez, na UTI do Hospital da Criança, os cinco leitos estão vazios.
Em Rorainópolis, Sul de Roraima, os 11 leitos clínicos do Hospital Ottomar de Souza Pinto estão vazios desde 21 de dezembro.
No total, Roraima tem 56 pessoas internadas em todos os tipos de leitos públicos.
Roraima confirma mais 548 casos de Covid
Roraima confirmou nessa quarta mais 548 novos casos de Covid-19. Os municípios com novos testes positivos são: Boa Vista (479), Bonfim (um), Cantá (41), Caroebe (três), Pacaraima (dois) e Uiramutã (um). Vinte e uma pessoas de fora do estado testaram positivo em Roraima.
Por outro lado, o estado completou 17 dias sem registrar mortes pelo novo coronavírus, embora 16 sejam investigados atualmente pela suspeita de terem sido causados pela doença.
Com a atualização, Roraima chegou a 131.529 casos e manteve em 2.078 o total de mortes desde o início da pandemia. Considerando o aumento de casos e a queda do número de óbitos influenciada pela vacinação, a taxa de letalidade (proporção entre os totais de casos e mortes) caiu de 1,59% para 1,58%.
Vinte e nove recuperados da Covid
Nessa quarta, 29 pessoas foram consideradas recuperadas da Covid-19. Com isso, sobe para 131.529 o total geral de recuperações desde o início da pandemia. Um paciente foi liberado do Hospital das Clínicas, depois de vencer a doença, subindo para 4.233 o número de altas hospitalares em Roraima, na pandemia.