O Hospital Estadual Ruth Quitéria, localizado no município de Normandia está há quase 30 dias sem realizar exames de raio-x do tórax. A denúncia partiu de moradores do município e foi confirmada pela direção da unidade.
A direção do hospital informou ainda que está atendendo normalmente radiografias de extremidades, e que devido a grande demanda de pacientes com sintomas de Covid-19, a unidade ficou sem o filme para o procedimento no tórax, e que aguarda o envio do material pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
Outra informação repassada à FolhaBV, é que o técnico em radiografias estaria com a Covid-19 e que o mesmo não teria sido substituído.
Sobre essa informação, a direção informou que o município conta com dois técnicos e que durante o período de afastamento de um deles, o outro deu continuidade aos atendimentos.
OUTRO LADO – Em nora enviada à Redação, a Sesau (Secretaria de Saúde), por meio da CGAE (Coordenadoria Geral de Atenção Especializada), informou que as folhas para realização de exames de Raio-X não estão em falta nas unidades hospitalares.
A CGAE esclarece que o material é entregue de acordo com um cronograma mensal e que nesta quarta-feira, dia 15, foi feito o repasse para a unidade.
A gestão ressalta que não tem medido esforços para manter a boa administração a frente da pasta, visando o atendimento digno à população e a reestruturação da saúde roraimense.