Cotidiano

Hospital Geral de Roraima receberá 62 novos leitos de UTI

A autorização é a nova modalidade de apoio financeiro dada pelo Ministério da Saúde, que substituiu a habilitação de leitos

O Governo Federal prestou maiores informações sobre novo apoio financeiro para a autorização de novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para Roraima, outros 21 estados e o Distrito Federal. O pedido para o custeio dos leitos covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde.

De acordo com a portaria nº 501/2021, o Hospital Geral de Roraima (HGR) receberá 62 leitos novos de UTI para adultos com covid. O valor do custeio mensal dos leitos é de R$ 2.9 milhões. O documento é assinado pelo General Eduardo Pazuello, quando ainda respondia pelo MS.

A autorização é a nova modalidade de apoio financeiro dada pelo Ministério da Saúde, que substituiu a habilitação de leitos. O governo federal arca com parte das despesas, mas agora o pagamento não é mais antecipado e sim mensal.

Em trecho da portaria, o Ministério da Saúde ressalta que fica estabelecido o recurso financeiro do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo Coronavírus (Covid-19) no montante de R$ 71,9 milhões, a ser distribuído aos estados e municípios em parcelas mensais.

Leia mais: 

Roraima está entre estados contemplados com leitos de UTI – Folha de…