A Folha recebeu a denúncia de que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), localizado no bairro 13 de Setembro, zona Sul da Capital, está com a quantia mínima de respirador mecânico, máquina que garante a entrada de oxigênio nos pulmões dos pacientes que apresentam insuficiência respiratória.
Os seis aparelhos que estão sendo utilizados na unidade de saúde foram emprestados pelo Governo do Estado. Na madrugada do último sábado, 11, porém, com o aumento da demanda de pacientes na UTI, que possui cerca de 100 leitos, a quantidade de respiradores foi insuficiente e o hospital teria precisado de mais um equipamento.
A equipe de reportagem foi até a unidade, na manhã de ontem, para saber se o problema da falta de respiradores já havia sido resolvido. A mãe de um menino que está internado na UTI, que preferiu não se identificar, afirmou que o filho está utilizando o aparelho, mas que há pacientes que ficaram sem. “Tem muita criança internada ali para pouco respirador, é uma situação bem difícil, porque as crianças precisam”, disse.
À Folha, o Governo do Estado confirmou o empréstimo dos aparelhos e esclareceu que, para garantir o funcionamento da UTI do Hospital da Criança, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) efetuou o empréstimo em março, abril e maio, de um número total de seis respiradores, que continuam na posse da unidade.
Conforme o governo, O HMINSN presta apoio ao Hospital da Criança Santo Antônio sempre que há solicitação. “No final do ano passado a UTI Neonatal da maternidade foi equipada com 15 respiradores mecânicos, com tecnologia de ponta, sendo mais que suficiente para atender à demanda da unidade. A última aquisição havia sido feita em 2010”, informou.
PREFEITURA – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que, por conta do período sazonal, o Hospital da Criança Santo Antônio está com uma demanda que ultrapassa a capacidade do serviço e conta com 12 crianças internadas na UTI. Esclareceu ainda que “a unidade dispõe de seis respiradores e outros seis foram emprestados da Maternidade Nossa Senhora de Nazaré até que pudesse ser resolvido o problema”.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que o processo emergencial de aquisição de equipamento está em andamento e dentro de dez dias a empresa entregará dez novos respiradores. (L.G.C)