Sobre as imagens que mostram pacientes internados sendo atendidos por enfermeiros sem luvas e máscaras, a Secretária de Saúde informou que os leitos de retaguarda contratados entre a Sesau, por meio de recursos do MS (Ministério da Saúde), e o Hospital particular são para atender pacientes não COVID-19 por meio de nota.
Confira a nota na íntegra.
Todos os pacientes acometidos pela COVID-19 são atendidos no HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) e no Hospital de Campanha – APC (Área de Proteção e Cuidado).
Os pacientes internados no Lotty Iris são para tratamento de outras enfermidades, além de ocupação de leitos pré e pós-operatório, de diversas especialidades.
Quanto a denúncia é importante dizer que a Unidade particular possui gestão própria e é acompanhada por fiscalização do SUS (Sistema Único de Saúde).
Entenda o caso – Acompanhantes de pacientes internados em hospital particular enviaram à Folha de Boa Vista vídeos e fotografias de enfermeiros aplicando medicação sem o usos dos itens obrigatório de segurança, a máscara e as luvas. Em vídeo obtido pela Folha, é possível observar dois enfermeiros (um utilizando a máscara, mas cobrindo parcialmente o rosto e o outro sem o item de segurança) no momento de retirada de sangue e aplicação de medicamentos aos pacientes. A Folha de Boa Vista teve acesso as imagens, porém decidiu não expor os pacientes em situação vulnerável.