Cotidiano

Hospital suspende cirurgias eletivas

A medida foi adotada para garantir atendimento aos casos que necessitem de intervenção cirúrgica imediata

A Secretaria Estadual de Saúde informou em nota à imprensa que a direção-geral do Hospital Geral de Roraima (HGR), para garantir a realização dos atendimentos de urgência, que envolvem risco iminente de morte, decidiu suspender as cirurgias eletivas, até a próxima segunda-feira, 17. As cirurgias de urgência são mantidas normalmente.
A decisão está pautada no quantitativo existente de kits sorológicos (utilizados para análise laboratorial do sangue para HIV, Hepatite B e C, Sifílis, Chagas e malária), disponíveis no Hemocentro de Roraima somente para garantir as demandas que coloquem em risco à vida dos pacientes que dão entrada nos hospitais de referência, e precisem de cirurgias de urgência.
Essa medida foi adotada pela gestão do hospital e pela Sesau para garantir o atendimento dos casos mais graves, que necessitem de intervenção cirúrgica imediata. No entanto, a direção-geral do hospital esclarece que as cirurgias que não necessitam de reserva de bolsa de sangue serão mantidas sem prejuízo para os pacientes.
De acordo com a Coordenação-Geral de Atenção Especializada, o abastecimento dos kits deve ocorrer até essa sexta-feira, 14. Caso o material seja entregue antes do prazo previsto, os pacientes serão avisados.
Fonte: Ascom-Sesau