Cotidiano

HPV - Campanha de vacinação seguirá até o próximo mês

Meninas a partir de nove anos, além de mulheres com até 26 anos de idade, vivendo com HIV, também entraram para o grupo alvo da campanha

O Nepni (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização) já distribuiu as doses da vacina contra o HPV ou Papilomavírus humano aos 15 municípios de Roraima. Com isso, todos estão preparados para dar início à primeira etapa da campanha. Em todo o país, a abertura desta etapa ocorreu no último dia 10 e seguirá até o inicio de abril.

A responsabilidade de execução da campanha é de cada Município. Eles elaboram a melhor estratégia de acordo com a realidade social do contexto de cada localidade. Segundo a gerente do Nepni, Francisca Sena, o Estado recebeu 10.163 doses da vacina, que foram distribuídas de acordo com a população em relação ao público-alvo da campanha. “Geralmente são deslocadas equipes de vacinadores às escolas para garantir a maior cobertura possível, já que o público-alvo da campanha está em idade escolar”, ressaltou.

A meta da campanha é de imunizar pelo menos 80% do público, que este ano vem com uma grande novidade. “Na última campanha, meninas que tivessem entre 11 e 13 faziam parte deste grupo, já este ano, inclui também crianças de nove até 13 anos, 11 meses e 29 dias, ou seja, menor que 14 anos”, contou Francisca.

Estudos mostram que a melhor ocasião para vacinação contra o HPV é na faixa etária de 9 a 13 anos, antes do início da vida sexual e enquanto os pais ainda mantém o hábito de levar os filhos para tomar outras vacinas. “Além disso, é nessa época da vida, que a vacinação proporciona níveis de anticorpos muito mais altos”, explicou Francisca.

Outra novidade é que a partir deste ano, mulheres de nove até 26 anos de idade vivendo com HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), também entraram para o grupo alvo da campanha. Elas poderão procurar os postos de saúde e apresentar a prescrição médica que comprove a sua situação.

O esquema é dividido em três etapas. A primeira dose deve ser tomada este mês e após seis meses (setembro), a segunda dose. A terceira dose deve ser tomada assim que passado cinco anos da primeira dose.

Para mulheres vivendo com HIV, o esquema é diferenciado. Elas deverão receber a primeira dose este mês (março), após dois meses (maio) a segunda dose e a terceira, seis meses após a primeira dose.

Obedecendo as etapas do esquema vacinal, a imunização tem 98% de eficácia. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece a vacina quadrivalente desde o ano passado. Ela protege de quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18).

HPV – O Papilomavírus humano é um vírus de transmissão preferencialmente sexual, considerado como a doença sexualmente transmissível mais frequente no mundo. A infecção pode causar lesões benignas, lesões pré-cancerosas e o câncer propriamente dito, principalmente do colo uterino.

Fonte: Secom-RR