O Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação de Roraima (IACTI) aguarda somente liberação do Governo Federal para implantação efetiva do programa ‘Cidade Inteligente’ no município de Pacaraima, região Norte do Estado. O projeto, de iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), possibilita a geração de energia elétrica através da captação de energia solar, por meio de luminárias fotovoltaicas.
De acordo com o presidente do IACTI, Marcelo Nunes, passados os primeiros meses de instalação de luminárias de forma experimental em pontos chaves de Pacaraima, como na sede do município, praças e escolas, o Governo do Estado conseguiu bons resultados da iniciativa.
“Nós instalamos na sede do município de Pacaraima, algumas placas fotovoltaicas e os resultados foram muito bem recebidos pelos moradores”, informou o presidente. “É um equipamento de última geração, de alta tecnologia. Existem muitos equipamentos por aí de energia solar que não têm muita resistência, mas esse equipamento, por exemplo, consegue transformar a captação de apenas quatro horas de sol em dois dias de energia elétrica para alimentar uma lâmpada de tecnologia LED”, explicou Nunes.
Agora, segundo o presidente, o IACTI aguarda somente um posicionamento do Governo Federal para implantação efetiva do projeto e que, por enquanto, ainda não há um prazo para que os trabalhos sejam iniciados em Pacaraima. “Nós dependemos justamente do avanço do MDIC, uma vez que o Ministério está em processo de contratação da empresa responsável pela instalação desse projeto. O Governo do Estado dá o suporte, por meio do IACTI, na execução do programa, mas é uma tratativa direta do Ministério do Desenvolvimento com a empresa responsável pela instalação”, informou.
“Após feita a análise de como funciona o aparelho, levando em consideração as particularidades do nosso Estado, podemos dizer que comportou muito bem o equipamento. Esperamos avançar com o Ministério do Desenvolvimento para que a gente possa implantar o plano piloto no município de Pacaraima e ser realmente referência aos demais municípios do Brasil”, avaliou o presidente.
CIDADE INTELIGENTE – Iniciado em janeiro deste ano, por meio de uma iniciativa do Governo Federal, o projeto ‘Cidade Inteligente’ visa à alimentação de energia pública, por meio da energia solar. O município de Pacaraima, região Norte de Roraima, foi a primeira localidade do país a receber o projeto. Com a efetivação do programa, a expectativa é que o ‘Cidade Inteligente’ seja ampliado para outros locais de Roraima, como o município de Bonfim, na fronteira com a Guiana, e no Parque Anauá, em Boa Vista. Depois, a ideia é implantá-lo em todo o País. (P.C)