Cotidiano

Ibama aplica multas de R$103 mil por agrotóxicos na Serra da Moça

O instituto suspendeu aplicação de químicos no entorno da Terra Indígena Serra da Moça, na zona rural de Boa Vista

A partir de denúncia feita pelo Conselho Indígena de Roraima, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) suspendeu a aplicação aérea de agrotóxico no entorno da Terra Indígena Serra da Moça, em Boa Vista. O instituto também emitiu dois autos de infração, totalizando R$ 103 mil, devido a impactos que a aplicação irregular pode causar na saúde da população.

A partir de vistoria prévia no local e de informações coletadas junto aos indígenas na última quinta-feira (30), o Ibama identificou as lavouras que realizavam a aplicação do agrotóxico e seus responsáveis. Também foi constatado que a aplicação estava contrariando as normas que regulam a atividade de aplicação aérea de agrotóxicos.

No local foi constatado que as lavouras eram localizadas a menos 250 metros das comunidades indígenas. Segundo a Instrução Normativa Mapa nº 02/2008, a aplicação de agrotóxicos por aviões aeroagrícolas não pode ocorrer a menos de 500 metros de povoados, cidades ou vilas, bem como não pode ser realizada a menos de 250 metros de qualquer moradia. As aeronaves agrícolas não podem sobrevoar áreas povoadas.