Cotidiano

Ibama se manifesta sobre morte durante fiscalização

A instituição emitiu nota neste sábado, 1º, informando que as equipes do Ibama e Cipa foram recebidas a tiros durante o trabalho de fiscalização

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu nota neste sábado, 1º, a respeito da morte de Francisco Viana da Conceição, de 52 anos, ocorrida nesta sexta-feira, 31, durante uma ação e fiscalização do órgão no município de Rorainópolis.

Segue a nota na íntegra:

“O Ibama lamenta que em operação e combate ao desmatamento tenha ocorrido a morte de um madeireiro em Rorainópolis (RR).

Esclarece que o Grupo de Combate ao desmatamento da Amazônia (GCDA) do Ibama em  conjunto com a Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA), inspecionou nesta sexta-feira, 31, área de exploração ilegal de madeira a cerca de 30km de Rorainópolis.

Durante a incursão na mata, agentes do Ibama e policiais militares ambientais detectaram sinais de exploração recente, como ramais de arraste, pátios de estocagem, toras de alto valor comercial e tocos. Em seguida, flagraram pessoas em plena atividade ilegal e foram recebidos a tiros. No confronto, um dos infratores foi baleado e imediatamente levado ao hospital municipal. Foram adotados os procedimentos investigativos competentes junto à Polícia Federal (PF).”