Em função das medidas de proteção contra o Covid-19, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) interrompeu a coleta presencial de suas pesquisas e passou a adotar o trabalho remoto. Durante a pandemia, a coleta de dados vem sendo realizada por meio do telefone.
Apesar de o instituto ter solicitado a compreensão da população para atender a ligação dos agentes de coleta, a mudança na forma de coletar os dados parece ter gerado desconfiança na população.
O número de recusas às entrevistas é crescente e já passou de 15% (na forma presencial) para 50% (na forma remota), por conta disso, o IBGE decidiu disponibilizar outra forma de a população checar a identidade do entrevistador.
Agora, é possível confirmar quem está do outro lado da linha pelo telefone 0800 721 8181. A ligação deve ser feita de um telefone fixo. Ao ouvir a gravação, é necessário escolher a opção 1, para que a ligação seja remetida ao atendente.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h. Há ainda a opção de fazer essa mesma checagem pelo site respondendo.ibge.gov.br.
A coordenadora de Pesquisas Econômicas da Unidade Estadual do IBGE em Roraima, Ângela Patrícia Lima, destacou a importância de atender as ligações do IBGE.
“É muito importante que a população aceite esse novo formato de entrevista. Essa radiografia econômica que o IBGE faz do país é fundamental para direcionar as políticas públicas”.
“Como a pandemia começou no mês passado, agora em abril nós vamos coletar os dados referentes a março, por meio da PNAD-Contínua. E é aí que vamos verificar, por exemplo, qual é o impacto que esse vírus está causando na economia”, acrescentou Ângela.