Cotidiano

IBGE realizará pesquisa mensal de emprego em todo o país

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou a manutenção da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) no próximo ano, em anúncio do calendário para 2015.
A pesquisa, que levanta dados do mercado de trabalho nas seis principais regiões metropolitanas do país, seria extinta no próximo ano. O plano do IBGE era substituí-la pela Pnad Contínua, criada em 2012 e que abrange todo o país.
Conforme o cronograma,  a taxa média de desemprego deste ano será conhecida no próximo dia 29 de janeiro. Já a taxa média do ano que vem será anunciada em 28 de janeiro de 2016.
O calendário ainda trouxe mudanças nas datas da Pnad Contínua. A divulgação dos resultados trimestrais (de 2012 até o 3º trimestre deste ano) para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação foi adiada de 6 de janeiro para 7 de maio do ano que vem.
Serão anunciadas informações como taxa de desocupação e renda para cada um dos Estados. Até o momento, nenhum dado desagregado por região é conhecido no âmbito da Pnad Contínua.
Inaugurada neste ano, a Pnad Contínua acabou sendo o pivô de uma crise institucional vivida pelo IBGE. Após a segunda divulgação, em abril, a presidente do instituto, Wasmália Bivar, anunciou a suspensão da divulgação devido a questionamentos de parlamentares a respeito de um quesito da pesquisa, sobre a renda domiciliar per capita.
A decisão de Wasmália suscitou protestos internos e duas diretorias colocaram o cargo à disposição. A crise ainda detonou uma greve de servidores que durou 79 dias, movimento que prejudicou a coleta de pesquisas domiciliares. Em maio, o IBGE recuou e decidir manter o calendário de divulgações da Pnad Contínua.
Contas nacionais
O IBGE estabeleceu para março o anúncio da revisão do Sistema de Contas Nacionais Brasil, atualizando a base de dados para o período 2010-2011. A mudança deve promover alterações nos resultados anuais da atividade econômica até 2013.
Além disso, os dados inéditos do Produto Interno Bruto (PIB) referentes ao 4º trimestre deste ano e ao consolidado de 2014 já serão conhecidos no novo sistema – este anúncio está previsto para 27 de março de 2015.
A data representa uma espera maior do que o normal. Em geral, os resultados da atividade econômica de um quarto trimestre e do ano fechado são divulgados na última semana de fevereiro ou na primeira semana de março do ano seguinte ao de referência.
O atraso, porém, já era previsto, diante da ampla revisão que vem sendo promovida pelo IBGE no Sistema de Contas Nacionais.
(Com Estad?o Conte?do)