Cotidiano

IBGE tem novo chefe em Roraima

O novo chefe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Roraima, Leonardo de Almeida Sabóia, foi empossado ontem durante cerimônia realizada no auditório do Centro de Ciências Administrativas e Econômicas (Cadecon) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Em seu discurso, ele assumiu o compromisso de continuar as iniciativas e projetos, lembrou da relevância da especialização e integração do corpo funcional, do planejamento e da gestão eficiente para manter e aprofundar a credibilidade da instituição.

Sabóia possui seis anos de serviço público federal e assume o cargo no lugar Roberto Maycot Kuerten, que chefiou a instituição entre 2013 e 2016. Na cerimônia, ele falou dos novos desafios e destacou a importância do uso racional dos recursos públicos, com atenção à valorização funcional. Ressaltou a importância do diálogo permanente com os servidores aposentados e representações sindicais. “Pretendo colaborar da melhor maneira possível com uma gestão eficiente e voltada para a conscientização dos recursos públicos e dos nossos recursos humanos”, disse Sabóia.

Disse que dará destaque à busca pelo comprometimento dos servidores diante das missões e valores institucionais. “Essa tarefa só pode ser alcançada com a crescente integração de nosso corpo funcional. As especificidades do IBGE demandam permanente busca pela excelência. A manutenção do aprofundamento, da credibilidade e da reputação da Instituição dependem da constante especialização do corpo funcional, das atividades de nossa educação corporativa, do planejamento e da gestão eficiente”, comentou.

Um dos servidores que chefiou por mais tempo o IBGE em Roraima foi Vicente de Paulo Joaquim, que liderou o órgão de 1989 a 2013. No evento, ele destacou a dedicação e a relevância dos servidores efetivos e temporários. Falou da importância do cargo diante da projeção nacional e internacional que o IBGE assume atualmente. “O IBGE nunca foi tão produtivo e com tanta credibilidade”, disse Joaquim.

Também participou da cerimônia o diretor substituto de Geociência do IBGE no Rio de Janeiro, João Bosco de Azevedo, que lembrou a trajetória de 80 anos da instituição e do reconhecimento diante da sociedade, com credibilidade, isenção e qualidade nos dados levantados. “É um órgão de confiança também internacionalmente, pois colabora com informações importantes para discussões mundiais a respeito de questões ambientais e sustentabilidade, dispondo de estatísticas geoespacial”. (A.D.)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.