Cotidiano

Ícone roraimense vira atração na maior feira da América do Sul

Estande roraimense que estampa o Monte Roraima atrai os olhares e o interesse dos operadores de turismo de todo o mundo

O maior ícone turístico do Estado, o Monte Roraima, tem atraído o público para o estande roraimense montado na 42ª Expo Internacional de Turismo da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), que está sendo realizada no Centro de Exposições Anhembi, em São Paulo. O evento começou na última quarta-feira, dia 24, e se encerra neste domingo, dia 28.
O estande, montado pela Prefeitura de Boa Vista, tem sido o ponto de referência e de encontro no evento de empresários do setor turístico, órgãos governamentais e entidades ligadas ao segmento.
O empresário Magno Souza, diretor da Roraima Adventures, que leva de 40 a 60 pessoas mensalmente, no período do verão roraimense, ao Monte Roraima, está tendo a oportunidade de sentir os bons ventos que sopram para o turismo na atualidade.
A novela da Globo, que tem a trama principal ambientada no Monte Roraima, despertou o interesse do público brasileiro para conhecer o estado e querer subir o monte a partir de Boa Vista, que é a especialidade da Roraima Adventure há pelo menos 10 anos.
No dia da abertura da feira, um dos atores que fez o personagem principal da novela, na primeira fase, Chay Suede, foi ao estande roraimense atraído pelo imenso pôster do monte, que caracteriza o espaço que representa o estado, onde ele ficou por algumas horas tirando fotos com fãs.
“Essa visibilidade gera e desperta outros atrativos em Roraima, como a pesca esportiva e a Serra do Tepequém, que tem uma estrutura boa para receber o turista, além de dois produtos novos: a observação de aves e a apreciação de orquídeas”, afirmou Magno Souza ao falar com o entusiasmo de um momento oportuno para o setor turístico do estado, embalado pela aparição na novela global em horário nobre.
Foto: Jessé Souza Magno Souza: “Estamos em um momento oportuno para o setor turístico do Estado, embalado pela aparição na novela global em horário nobre”
A empolgação não é para menos. O acesso ao site da empresa dele cresceu 50% por pessoas querendo saber informações sobre o pacote destinado à subida ao monte a partir de Roraima. Na 42ª Abav Expo Internacional de Turismo, no Anhembi, ele tem atendido diariamente de quatro a cinco operadores do turismo, inclusive do exterior. “Em um evento desses, se eu fechasse um único negócio já teria valido a pena”, disse ao externar o otimismo e a oportunidade de divulgar o turismo.
Magno Souza afirmou que, antes da divulgação do Monte Roraima na novela, de dois anos para cá o mundo tem olhado para Roraima, por ser um mercado novo e desconhecido, onde não há um turismo de massa. “Os naturalistas querem lugar que não atraem muita gente, eles procuram a natureza e a tranquilidade”, comentou.
Os primeiros passos foram dados e agora o momento é de transformar os atrativos em algo produtivo, conforme o empresário. O turismo nas comunidades indígenas é um exemplo citado por ele como uma demanda reprimida. Os índios querem tornar uma atividade que gere renda, mas há muita burocracia e impedimentos por partes dos governos em todos os níveis. “Se o governo não atrapalhar, já ajuda”, disse o empresário.
Visibilidade que pode resultar em divisas econômicas
A 42ª Expo Internacional de Turismo da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens) torna-se o centro mundial do turismo a cada dois anos. No imenso Centro de Exposições do Anhembi estão as maiores empresas e operadores de turismo do mundo, companhias aéreas, estandes de todos os estados brasileiros, dos países da América do Sul e até do Oriente, como Palestina e Israel. E Roraima tem experimentado como atuam os mais competentes operadores do setor em um único espaço durante quase uma semana.
O presidente da Abav de Roraima, Ricardo Peixoto, disse que a Feira é um momento importante para a economia de Roraima, pois fomenta uma visibilidade para o turismo no extremo Norte. E a ida de turistas a Roraima movimenta vários setores, como agências de turismo e de viagens, restaurantes, taxistas, comércio e outras atividades que advêm da estadia dos visitantes.
Ele disse que presenciou um momento único no estande roraimense quando um grupo de 12 portugueses, que estavam programando férias para conhecer outro país da América Latina, mas que no momento em que viu a imensa imagem do Monte Roraima, decidiu por um novo roteiro: Boa Vista, de onde pretendem partir para conhecer o lugar.
Foto: Jessé Souza A 42ª Abav Expo Internacional de Turismo encerra neste domingo, em São Paulo
Ter o turismo como negócio lucrativo ainda é um desafio em Roraima, conforme Peixoto. “O turista vai levar dinheiro novo para o Estado, para circular nos vários segmentos da economia”, observou o presidente da Abav-RR.
Turismo rural entra na rota roraimense
Neste sábado, dia 27, comemora-se o Dia Mundial de Turismo. A data está sendo celebrada em São Paulo, com a 42ª Expo Internacional de Turismo da Abav. Para o estado de Roraima a comemoração começou antecipadamente com o lançamento, na tarde quinta-feira, no estande da Prefeitura de Boa Vista no Anhembi, onde foi lançado o “Roraima Turismo Rural – Roteiros da Amazônia”, um mini guia que concretiza um trabalho que vem sendo realizado desde 2012 por iniciativa do Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Roraima).
Fazem parte desse guia 10 empresas que têm propriedades rurais estruturadas para o turismo nos municípios de Amajari, Iracema, Cantá, Bonfim e zona rural de Boa Vista. Há roteiros para todos os gostos, como cultural e de misticismo, cavalgadas, caminhadas na floresta, contatos com orquídeas, camping e principalmente gastronomia, que é uma especialidade comum a todos, mas com oferta de diversificados pratos.
O gestor de Projeto Turismo Rural do Sebrae-RR, Hélio Zanona, disse que o trabalho começou há dois anos com o levantamento das propriedades até a catalogação das atividades que esses locais ofertam. Daí surgiu a ideia de criar esse pequeno guia, que é um projeto piloto que visa dar mais evidência ao turismo rural como uma nova opção de geração de emprego e renda. “O Sebrae Nacional deu a sugestão e Roraima comprou essa ideia”, disse.
Foto: Jessé Souza Projeto piloto catalogou 10 empreendimentos que atuam no turismo rural
Presente ao evento estava um dos empresários que fazem parte do projeto, o engenheiro agrônomo Joaci Luz, dono da Pousada das Orquídeas. A propriedade dele oferece, na Serra do Tepequém, no Amajari, norte do Estado, trilhas ecológicas com visitas a orquídeas e eventos culturais.
Luz destaca que o turismo rural oferece não apenas novos destinos para quem se aventura a sair do local urbano, mas outras atividades como eventos culturais e artísticos. Quem quer algo que fuja ao trivial, a propriedade dele, assim como nas demais catalogadas, oferece inclusive área para acampar.