Participantes do Processo Seletivo para a contratação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agente de Combate a Endemias (ACE) denunciam instabilidade e dificuldade de acesso ao Sistema do Idecan.
Em alguns relatos, os participantes afirmam que não conseguem acessar o curso de formação devido a ocupação total de vagas, mesmo que a tentativa de acesso tenha sido imediatamente após a disponibilização do link. Já em outra situação, quando o denunciante acessa o link e consegue entrar, não é possível enviar as atividades.
Os participantes do certame relatam que uma das possibilidades do difícil acesso estaria ocorrendo devido a pessoas, que não foram aprovadas, estão tendo acesso ao curso e ocupando as vagas destinadas aos aprovados.
Além disso, um dos denunciantes declarou que tentou entrar em contato com a banca, mas o número estava sempre ocupado e que o chat disponibilizado não resolveu a situação. Assim, muitos têm se reunido nas redes sociais para reclamar da situação que tem ocorrido desde segunda-feira, 25, quando iniciou-se esta etapa da formação.
Os participantes alegam que além do estresse emocional que estão sendo submetidos, estão com medo de serem prejudicados.
“É obrigatório cursar 100% para não ser eliminado do concurso, porém desse jeito é difícil. Estou em primeiro lugar para o meu bairro, mas estou com medo de não conseguir cumprir a carga horária”, diz um dos denunciantes à Folha BV.
Em nota, emitida na tarde de ontem, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), confirmou que está ciente da instabilidade, mas que estão trabalhando para normalizar o serviço da plataforma.
Além disso, pediu que os candidatos aguardem e fiquem atentos à disponibilidade do site. E solicita que, em caso de dúvidas ou questionamentos, podem entrar em contato diretamente com a empresa responsável pelo certame através do chat, telefone (61) 3201-6225 ou e-mail [email protected].
Já o IDECAN emitiu nota afirmando que os problemas ocorrido nesta segunda-feira, 25, foram solucionados e que está sendo produzindo um novo edital para ampliar o prazo para participação e aferição de frequência até o dia das provas, em 8 de outubro. Desta forma, os candidatos terão três vezes mais tempo do que o previsto anteriormente.
E ressalta que não há a necessidade de envio de qualquer material. Os exercícios não computam pontos e são para a fixação do conteúdo, a fim de capacitar os participantes para o teste.
E ainda reforçou que os candidatos reprovados não têm, de forma alguma, acesso ao curso. O número maior de presentes nas aulas deve-se, apenas, ao fato de vários candidatos terem se cadastrado com e-mails diferentes do que haviam informado ao instituto no momento da inscrição, portanto, esses inscritos aparecem duplamente.
Confira as notas na íntegra:
PREFEITURA DE BOA VISTA
A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informa que a equipe do IDECAN, responsável pelo certame, já está ciente e trabalhando para normalizar o serviço na plataforma. Pedimos que o candidato aguarde e volte a verificar a disponibilidade mais tarde.
Em caso de dúvidas ou questionamentos, o usuário pode entrar em contato diretamente com a empresa responsável pelo certame através do chat, telefone ou e-mail.
Telefone: (61) 3201-6225
E-mail: [email protected]
IDECAN
Em relação ao curso de formação para agentes comunitários de saúde e agentes comunitários de endemias, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) afirma que os problemas técnicos de ontem, 25, já foram resolvidos e não haverá nenhum prejuízo aos participantes.
A banca está produzindo um edital para ampliar o prazo para participação e aferição de frequência até o dia das provas, em 8 de outubro. Desta forma, os candidatos terão três vezes mais tempo do que o previsto anteriormente.
Não há a necessidade de envio de qualquer material. Os exercícios não computam pontos e são para a fixação do conteúdo, a fim de capacitar os participantes para o teste.
O Idecan ainda reforça que os candidatos reprovados não têm, de forma alguma, acesso ao curso. O número maior de presentes nas aulas deve-se, apenas, ao fato de vários candidatos terem se cadastrado com e-mails diferentes do que haviam informado ao instituto no momento da inscrição, portanto, esses inscritos aparecem duplamente.