Uma aposentada de 70 anos espera pelo SUS (Sistema Único de Saúde) a sua transferência para um estado onde ela possa fazer a radioterapia, pois em Roraima o tratamento não é oferecido pela rede pública.
Após ser diagnosticada com câncer, a aposentada realizou há 7 meses, por meio do um hospital particular, uma operação para a retirada do útero para que a doença não se agravasse mais.
Pelo SUS, o resultado da biópsia saiu quatro meses após a cirurgia, e a um mês ela e a família aguardam o encaminhamento da paciente para um estado onde tenha vaga e seja possível realizar a radioterapia.
Segundo uma filha da idosa, a transferência fora de domicílio (TFD) já foi autorizada, mas falta a liberação de algum estado para mandar a paciente.
“Antes de Manaus entrar em estado de calamidade pública, estava certo que ela seria transferida ao Amazonas, mas agora pediram para aguardamos a liberação de outro estado. Minha mãe não aguenta mais essa esperar, temo por sua saúde”, expõe.
Ela ainda diz que se não procurar pelos meios responsáveis, a paciente e sua família continuarão sem retorno. ‘Só dizem para aguardamos, não dão uma previsão de quando vão resolver a situação. Não podemos esperar mais, é a saúde da minha mãe que está em risco”, diz a familiar.
A aposentada espera pela transferência para realizar a radioterapia o quanto antes, pois segundo ela, não quer que haja um possível agravamento da doença.
“Estou ficando fraca a cada dia. Preciso urgente desse tratamento, me preocupo com a minha saúde e com o que pode acontecer. Fico triste com essa situação”, relata.
OUTRO LADO – A Sesau (Secretaria de Estado da Saúde de Roraima) se pronunciou em meio de nota sobre o assunto, confira na íntegra:
“A Secretaria de Saúde informa que a CGRAC (Coordenadoria Geral de Regulação, Avaliação e Controle) já entrou em contato com a coordenação em Manaus, mas aguarda retorno. A CGRAC esclarece que está em contato também com a coordenação de Rondônia e Barretos.
A direção aguarda a disponibilidade de vaga, e quando identificada, faz o contato com o paciente e a liberação do TFD, a gestão ressalta que a demora na disponibilização se dá devido aumento de casos da pandemia.
A Coordenação esclarece que para qualquer dúvida sobre atendimentos e marcação de procedimentos pode ser sanada com o Departamento de Regulação
da CGRAC, por meio do telefone: 99140-1137″