Um idoso de 72 anos de idade está internado no HGR (Hospital Geral de Roraima) aguardando uma cirurgia para a remoção de um tumor no cérebro há mais de uma semana. Segundo familiares do paciente, a unidade hospitalar não teria materiais para a realização do procedimento cirúrgico.
Em uma denúncia feita a equipe de reportagem da FolhaBV, a neta do idoso frisa que, no dia quatro deste mês, foi realizado no HGR um procedimento cirúrgico para inserir uma válvula com cateteres na cabeça do paciente, e que seria retirada imediatamente em outra cirurgia que também serviria para remover o tumor.
“A primeira cirurgia para inserir a válvula foi realizada depois de muitas solicitações da minha família. Essa válvula já deveria ter sido retirada e não concluíram a cirurgia, essa espera pode levar meu avô a óbito, pois a doença está em estado avançado”, diz a denunciante.
A denunciante teme pela vida do avô. “O médico já nos informou que ele corre risco de vida se não realizar a cirurgia de remoção do tumor a tempo. Meu avô está internado a semanas na Grande UTI do HGR e não pode mais esperar.”, explica a familiar.
A neta do idoso disse ainda que já recorreu a direção do hospital e a Secretaria de Saúde (Sesau), para saber quando o estado tem previsão de receber os materiais necessários para o procedimento cirúrgico, mas não obteve retorno.
Outro lado – A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) que se manifestou através de nota, confira a nota na íntegra:
A Secretaria de Saúde informa que está realizando todos os trâmites necessários para a realização da cirurgia do paciente, o que inclui aquisição do Selante Cirúrgico Cola Biológica, uma vez que os demais itens já foram todos providenciados.
A Sesau reitera que por meio da CGUE (Coordenadoria Geral de Urgência e Emergência) mantém o contato direto com a empresa responsável pelo fornecimento do item, o qual tem a previsão de chegar no Estado na próxima semana, com a chegada do item, a cirurgia deverá ser realizada imediatamente.