Depois de cumprir uma rígida quarentena devido à pandemia de Covid-19, o aposentado Heleno Pereira, de 73 anos, foi eleito o cavaleiro mais idoso, título conquistado ao participar da Cavalgada ‘Encontro das Comitivas’, realizada no domingo, dia 14 de novembro. O ex-vaqueiro mostrou disposição ao percorrer 12 km montado em seu cavalo, ao lado da família e amigos.
“Desde menino, eu monto a cavalo, comecei aos oito anos de idade. Pra mim, representa tudo na vida. É uma tradição que eu gosto muito”, comemorou o pernambucano, que vive em Roraima há cinco anos.
Heleno não foi contaminado pelo coronavírus, mas se manteve isolado durante todo este tempo. “Esse é o primeiro evento que ele participa com a presença de mais pessoas e não só a família”, destacou a neta, Rita Araújo, que também monta a cavalo.
A cavalgada mantém amizades. Pereira fez amizades no estado por conta da prática cultural. “Ele chegou a Roraima antes da pandemia e começamos a cavalgar juntos. É bom que a gente conversa, se diverte”, destacou o amigo José Reis, de 68 anos.
Segundo a cavalaria da Polícia Militar, 300 cavalos fizeram o percurso que seguiu da Praça do Centro Cívico, após o almoço realizado no local, em direção ao Rancho Oscar Ferreira, localizado no KM 2 da RR 205, sentido Alto Alegre. A PM informou que 2500 pessoas estiveram presentes no evento itinerante. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMTRAN) auxiliaram no percurso, que seguiu pelas avenidas Mário Homem de Melo, Nossa Senhora de Nazaré e Carlos Pereira de Melo até a rodovia estadual e ocorreu de forma tranquila.
Durante a cavalgada e na premiação, cavaleiros e amazonas que morreram de Covid foram homenageados. “Foi memorável nosso evento. Depois de muito tempo, podemos nos reunir – muitos completamente imunizados – para mantermos nossas tradições sertanejas vivas também”, comemorou Ismael Medeiros Dias, presidente da Associação de Laçadores de Roraima, organizador da Cavalgada.
Vencedores da Cavalgada ‘Encontro das Comitivas’:
Cavaleiro mais antigo: Heleno Pereira – 76 anos
Cavaleiro mais novo : Fábio Antônio Lima Neto – 1 ano e cinco meses – Comitiva Tanto Bate Como Atira
Melhor traia: Neo [nome de cavaleiro] da Comitiva Poeira na Estrada
Maior Comitiva: Tanto Bate Como Atira
Maior Comitiva Montada: Comitiva Trevo
Rainha da Cavalgada: Camilly Vitória – Comitiva Tanto Bate Como Atira.