Cotidiano

Idosos de 70 a 79 anos ainda não têm data para vacinação

Um calendário que tem circulado com possíveis datas de vacinação não é de Boa Vista, segundo a Prefeitura

Um calendário com datas de vacinas para idosos não é referente a Boa Vista, foi o que informou a Prefeitura de Boa Vista em nota enviada a FolhaBV.

De acordo com a Prefeitura, de forma gradativa, o município vem recebendo as doses das vacinas contra a covid-19. Idosos de 80 a 89 anos de idade são vacinados nesta atual etapa. E por isso, é importante esclarecer que ainda não há datas pré-definidas para as demais faixas etárias dos grupos prioritários, pois o calendário de imunização depende do repasse pelo Governo Federal e da redistribuição feita pelo Governo do Estado.

A Secretaria Municipal de Saúde vai definindo o calendário de vacinação conforme o repasse das doses e divulgando de forma responsável.

De acordo com o prefeito Arthur Henrique, as fake news que estão sendo compartilhadas neste período de pandemia causam transtornos e superlotam as unidades básicas de saúde e os pontos de vacinação em sistema drive thru. 

“Entendemos a ansiedade da população em receber as doses da vacina e estamos trabalhando firmes para atender todos os grupos prioritários com agilidade e segurança. Todo novo cronograma divulgamos em nossos canais oficiais de comunicação”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Etapas da vacinação – A primeira fase da vacinação ocorreu de 21 a 29 de janeiro para todos os trabalhadores da saúde e idosos institucionalizados acima de 60 anos. De 3 a 7 de fevereiro começou a segunda fase, com os idosos a partir de 90 anos. Esta semana é a imunização dos idosos de 80 a 89 anos. Os próximos a receberem as doses são os idosos de 70 a 79 anos de idade, último grupo da segunda etapa.

Governo reforça que datas de vacinação dependem do recebimento das vacinas

A Secretaria de Saúde por meio da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) informa que estão ocorrendo diversas Fake News em torno da Campanha Nacional de Imunização, e reforça que todas as informações oficiais são repassadas somente pelo Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais.

Neste sentido, o NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização) ressalta que a Campanha será ampliada de forma gradativa, no entanto somente após o recebimento de novas vacinas e a definição do público alvo pelo Ministério da Saúde.