Cotidiano

Idosos enfrentam sol para se vacinar contra a covid

A Prefeitura de Boa Vista informou que a tenda na praça Germano Sampaio foi montada no estacionamento para facilitar o trânsito de veículos, mas os idosos que chegarem a pé logo são atendidos para não ficarem expostos ao sol por muito tempo

A ansiedade de muitos idosos da faixa etária de 70 á 74 anos para se vacinar contra a covid chegou ao fim. Na manhã desta sexta-feira (19), eram grandes as filas em frente aos pontos de vacinação.

Em algumas dessas unidades onde ocorre a imunização, como exemplo na praça Germano Sampaio (Pintolândia), os idosos tiveram que esperar o momento de se vacinar sob um sol escaldante. O local é bastante arborizado, mas a Prefeitura de Boa Vista montou a barraca no estacionamento.

“Poderia ter montado a barraca debaixo de alguma dessas árvores, para evitar que esses idosos fiquem expostos ao sol. Seria bom até mesmo para os funcionários, pois esse material das barracas esquenta bastante. E muitos desses idosos não têm carro e vieram a pé se vacinar”, disse um servidor público que levou o pai para tomar a vacina contra a covid.

Mas nem o calor foi capaz de tirar o ânimo de quem aguardava para tomar a vacina. A aposentada Maria Cecilia Leite, de 71 anos, que também estava no ponto de vacinação da praça Germano Sampaio, disse que é um dia de muita alegria. “Eu estou feliz, porque chegou meu dia, e eu peço que todos também consigam se vacinar”.

A aposentada Maria Cecilia Leite, de 71 anos, disse que é um dia de muita alegria (Foto: Diane Sampaio/FolhabV)

A Prefeitura de Boa Vista informou que a tenda na praça Germano Sampaio precisou ser montada no estacionamento, para facilitar o trânsito de veículos, sem que os idosos precisassem descer dos carros. Esclareceu que os idosos que chegam a pé, logo são atendidos para que não fiquem muito tempo expostos ao sol.

O autônomo José Peixoto, de 74 anos, também disse que a expectativa para ser vacinado é grande. “Eu estava esperando chegar a minha vez para tomar essa vacina há dias, e hoje chegou o meu dia de ser imunizado”, disse o autônomo que estava no ponto de vacinação em um shopping no bairro Cauamé.

O aposentado José Ribamar, 73 anos, disse que já pegou covid, mas, depois de muito lutar contra a doença, conseguiu se recuperar. “Esse vírus é traiçoeiro”, ressaltou, dizendo que chegou no ponto de vacinação às 5h, também no shoppong no bairro Cauamé.

A vacinação continuará durante todo este final de semana, das 8h30 até 17h sem intervalos, nos seguintes pontos de vacinação contra a covid-19: terminal de ônibus Luiz Canuto Chaves (Centro); Roraima Garden Shopping (Caçari); Parque Germano Augusto Sampaio (Pintolândia); Praça do Cidade Satélite e Pátio Roraima Shopping (Cauamé).

Tenda montada na praça Germano Sampaio, no bairro Pintolândia (Foto: Semuc/PMBV)