Os idosos que residem na Casa do Vovô, que tiveram resultado positivo para o covid, receberam tratamento para a doença ainda na unidade e apenas passaram por exames complementares na Área de Proteção e Cuidados (APC).
A informação foi ressaltada pela Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), após a divulgação na manhã de ontem, 20, de que os idosos haviam sido levados à APC a pedido da Promotoria de Justiça do Idoso do Ministério Público Estadual (MPRR).
Em nota, a Setrabes informou que os idosos que tiveram resultado positivo foram tratados na própria unidade e em seguida foram levados à APC no intuito de realizar outros exames necessários e complementares.
“A Setrabes, ressalta que está disponibilizando toda a equipe de profissionais da área de saúde do Centro do Idoso com toda atenção necessária, e adotando os cuidados e prevenção com os doentes”, informou.
Outro dado é que a unidade conta com 32 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais, todos cedidos pela Secretaria de Saúde (Sesau).
“Todos os cuidados com higiene e limpeza, bem como o acompanhamento médico são realizados dentro da unidade, que diante a pandemia ocasionada pela COVID-19, estes têm sido intensificado no intuito de minimizar todas as consequências ocasionadas pela pandemia”, finalizou a Setrabes.
ENTENDA O CASO – A Promotoria de Justiça do Idoso informou que recomendou à Secretaria de Estado do Trabalho e Bem Estar Social na sexta-feira (14), que todos os idosos acolhidos no abrigo fossem levados à APC para realização de exames e avaliação do estado de saúde.
Segundo o Ministério Público, a recomendação se fez necessária após a internação de 15 idosos infectados pelo coronavírus, na APC. Diante da situação, o MPRR solicitou que outros 15 idosos também fossem acompanhados e recebessem cuidados médicos, passando por exames de covid e para serem monitorados.