Cotidiano

Igreja Católica define missas de Natal

Celebrações para lembrar o nascimento de Jesus serão realizadas de acordo com cada comunidade nos bairros da Capital

A Igreja Católica confirmou ontem a programação para as celebrações de Natal. Mas, com elação às missas de Ano Novo, o calendário com os horários só será definida somente no dia 27.

Na Paróquia São Francisco, no dia 24 terá missas às 18 horas na Comunidade de São Mateus, no bairro Caçari, zona Leste, e às 19h30 na Comunidade de São Francisco das Chagas, no bairro São Francisco, zona Norte. No dia 25, haverá missa somente na Igreja de São Francisco, às 19h30. O celebrante responsável será o padre Mário Castro.

Na Paróquia de Nossa Senhora da Consolata, no dia 24 haverá missa às 18h horas na comunidade de Santa Luzia, no bairro 13 de Setembro, zona Sul, e às 19h30 na Comunidade de Nossa Senhora da Consolata, no bairro São Vicente, também na zona Sul. O celebrante será o padre Revislande Araújo.

Na Área Missionária São Raimundo Nonato, que compreende a região da zona Oeste, haverá missa às 20 horas nas comunidades de Santa Edwiges, no bairro Jardim Equatorial, São Raimundo Nonato, no Santa Luzia, e Santana, no Sílvio Botelho. Os celebrantes responsáveis serão os padres Sérgio Wender, Josimar Lobo e Mauro Sérgio.

Na Área Missionária Caranã, que engloba o bairro Caranã e adjacências, haverá programadas missas nas comunidades João de Barro, às 17h, e São Benedito, às 19h, na Nossa Senhora do Livramento, também às 19h, e Nossa Senhora de Fátima, às 19h30.

Na Paróquia da Catedral, no Centro, a organização ainda aguarda a definição de horário e do pároco responsável pela celebração. No entanto, é quase certa a realização de missas na Catedral Cristo Redentor, na Praça do Centro Cívico, e Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, no Centro Histórico, sob a responsabilidade do padre Paulo Motta.

ADMINISTRADOR – A Diocese de Roraima conta agora com um novo administrador. Foi anunciado, ontem pela manhã, o nome do administrador interino da Diocese de Roraima. Trata-se do podre Carlos Dellospedale, que ocupa a vaga deixada pelo bispo Dom Roque Paloschi, nomeado arcebispo de Rondônia.
De acordo com membro do Conselho de Consultores da Igreja Católica em Roraima, padre Pedro Nunes Porto, o nome de Dellospedale foi escolhido após a realização de eleição na quarta-feira passada, 16. No entanto, o anúncio oficial só pode ser feito após a homologação do Núncio Apostólico, em Brasília.

“A ordenação do bispo Paloschi, na Arquidiocese de Rondônia, ocorreu no dia 13 de dezembro e, naquele momento, a Diocese foi considerada vacante aqui, em Roraima. Então nós, do Conselho de Consultores da Igreja Católica, tínhamos oito dias para definir um novo nome. Fizemos uma eleição no dia 16 e o nome do padre Dellospedale foi escolhido”, explicou.

O padre ficará à frente da Diocese até a escolha do novo bispo, podendo o nome do novo administrador ser definido a qualquer momento. “Antes de o bispo Don Roque assumir, nós ficamos sem administrador diocesano por dois anos. Então, a gente acredita que poderemos ter uma definição a qualquer momento”, frisou.

Italiano da cidade de Pontenure, localizada na província de Piacenza, Carlos Dellospedale veio para o Brasil em 1979, exercendo as funções de padre desde 1968.

“Estou aqui desde 1997 e recebo essa responsabilidade como mais um dos serviços que a Igreja me concedeu. É um cargo que vai muito além das minhas capacidades, mas que será conduzido de uma forma colegial, com todo planejamento dos consultores, pastorais e comunidades do Estado”, disse Dallospedele.