Considerado uma das datas mais importantes para a fé cristã, o dia de Corpus Christi terá programação especial para fieis na capital. Conforme a Diocese de Roraima, as atividades serão iniciadas a partir das 06 horas, com a realização da adoração Santíssimo Sacramento, que ocorrerá na igreja Nossa Senhora da Consolata, no bairro São Vicente, zona Sul.
Vinda da expressão latina ‘Corpo e Sangue’, a celebração da data ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez, ocorrer no domingo seguinte ao de Pentecostes. Conforme o pároco da comunidade, padre Revislande Araújo, a ação terá duração de quatro horas, tendo como objetivo levar uma reflexão sobre a importância reafirmação da fé cristã por meio da eucaristia.
“Para nós, a eucaristia não é no símbolo de Jesus, mas sim o próprio Cristo. Naquela quinta-feira santa, juntamente com o seus discípulos, ele realizou o simbolismo da partilha do pão e do vinho, como representação de seu corpo e sangue. Desde então, a igreja se alimenta dessa realidade espiritual e uma vez por ano, os católicos do mundo inteiro tem um dia para publicamente, fora dos seus templos, demonstrar a sua fé”, afirmou.
Logo após isso, às 17 horas, haverá a realização da procissões alusivas a data. A ação terá como destino final, a Catedral Cristo Redentor, em frente a Praça do Centro Cívico, onde será realizada uma missa solene às 18 horas.
Segundo Revislande Araújo, a atividade deverá reunião tanto fiéis da capital quanto de municípios próximos, uma vez que os fieis partirão de três igrejas distintas, sendo elas a Igreja Nossa Senhora da Consolata, no bairro São Vicente, zona Sul; a Paróquia de São Francisco das Chagas, no bairro São Francisco, zona Norte; e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, no Centro.
“Nós iremos fazer uma missa de Corpus Christi na Catedral, mas nós vamos ter três procissões saindo ao mesmo tempo, às 17 horas. Uma na igreja Nossa Senhora da Consolata, que terá como percurso a Avenida Ville Roy; outra igreja de São Francisco, que pegará a avenida Capitão Júlio Bezerra. e uma terceira na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, próximo na Orla Taumanan. Feito esse trajeto, os fieis vão se reunir na Catedral Cristo Redetor, onde realizaremos a santa missa , onde os católicos terão a oportunidade de comungar o corpo e o sangue de cristo”, destacou. (M.L)