Cotidiano

Imigrantes precisam revalidar o diploma para atuar no Brasil

Mesmo com um diploma comprovando a graduação, é preciso fazer a revalidação do documento para dar aulas

No programa Quem é Quem desta quinta-feira, 11, a coordenadora do Conselho Regional da Educação Física da 8ª Região Seccional Roraima (Cref8/RR), Layla Coimbra, destacou a atuação de imigrantes que não estão aptos para dar aulas de educação física no Brasil. Acontece que, mesmo com um diploma comprovando a graduação, é preciso fazer a revalidação do documento.

Nas fiscalizações do Conselho, ela explicou que a maioria dos imigrantes notificados estava realizando aulas de zumba e treinamento funcional.

“Como profissional, precisamos fazer a lei ser cumprida, mesmo apesar de muitos deles não terem condições de buscar uma formação ou a revalidação, que custa cerca de R$10 mil”, disse.

A situação, no entanto, não acontece apenas com imigrantes. Durante as vistorias, ela apontou que o maior número de notificações ocorre em academias, onde também aproveita para conversar com os alunos. O objetivo, segundo Layla, é saber se o aluno está ciente do profissional que o acompanha.

“A população também está se conscientizando em relação a importância de um profissional apto. Buscamos conversar com os alunos durante a fiscalização para saber se eles sabem quem o está acompanhando e se é realmente um profissional”, finalizou.

Acompanhe a entrevista completa no vídeo abaixo.