Um incêndio que teve início por volta das 14h deste sábado, numa região de buritizal, no bairro Paraviana, ganhou proporções maiores na madrugada deste domingo, 20. Alguns moradores amedrontados pelas altas labaredas de fogo chegaram até retirar os pertences do interior das casas.
Conforme Marinalda Duarte, moradora do Paraviana há 17 anos, o Corpo de Bombeiros do Estado de Roraima foi atender a ocorrência pela tarde e mesmo com duas viaturas e trabalho intenso, o incêndio chegou próximo as casas por volta das 2h.
“Ninguém dormiu essa madrugada. O fogo era alto nas árvores e o calor chegava até nós. Meus vizinhos colocaram os móveis para fora com medo. Agradecemos aos bombeiros que estavam aqui”.
Na manhã deste domingo ainda restava fumaça no local. Aproximadamente mais de seis mil hectares foram incendiados e um tamanduá foi atingido pelo fogo. Não houve registro grave de vítimas, no entanto alguns moradores reclamaram da quantidade de fumaça inalada.
“Uma pessoa chegou a desmaiar e foi levada ao pronto socorro por causa da fumaça”, disse Marinalda.
O subtenente do Corpo de Bombeiros, Donizete Alves, que finalizou o serviço de controle na área orientou a população para evitar outros incêndios. “Alertamos a todos para que não ateie fogo, principalmente neste período de seca. Além de perigoso, é crime”.
Mais informações na Folha impressa desta segunda, 21.