Um incêndio de grandes proporções na noite de domingo, 17, provocou susto em moradores que moram próximos a um terreno institucional da Base Aérea de Boa Vista (BABV), situado na travessa Murupu, bairro Paraviana. As labaredas podiam ser vistas há quilômetros de distância.
O acionamento do Corpo de Bombeiros, segundo apuração realizada pela FolhaWeb, ocorreu por volta das 19h50. Após conter o incêndio, a Guarnição de Combate a Incêndio Florestal retornou para os postos do órgão por volta das 23h.
O CBM informou ainda atendeu, no mesmo dia, mais duas ocorrências em área de lavrado às margens da BR–401, no município de Cantá. O primeiro acionamento ocorreu volta das 16h55, e o trabalho foi finalizado as 17h20.
Já a segunda pedido de socorro ocorreu às 19h43, tendo sido finalizada por volta das 20h22. “Devido à vegetação seca e incidência de fortes ventos, as ocorrências ocasionaram a propagação de fuligem e fumaça, que se alastrado até os bairros próximos a Ponte dos Macuxi, como o 13 de Setembro e São Vicente”, completou.
Somada às ocorrências registradas no sábado, o Corpo de Bombeiros realizou, ao todo, 31 atendimentos em área de lavrado e terrenos baldios no perímetro urbano e rural de Boa Vista.
Em razão do período seco, o órgão recomenda que as pessoas evitem ao máximo realizar queimadas, uma vez que a prática é considerada crime ambiental.
“A pena para quem comete o crime de poluição é de reclusão, podendo o período variar de seis meses a quatro/cinco anos além de multa, conforme a legislação”, finalizou.