A guarnição de combate a incêndios florestais do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) foi acionada para uma ocorrência de incêndio próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal, localizado na BR-174, nessa quarta-feira, 20.
Devido ao clima seco e a força do vento, o incêndio se alastrou rapidamente e criou chamas altas e uma grande linha de fogo.
O incêndio chegou a ameaçar os veículos apreendidos pela PRF, mas as guarnições do CBMRR conseguiram direcionar as chamas para uma vicinal próxima onde o incêndio foi controlado e extinto por completo.
“Mais uma vez, o Corpo de Bombeiros Militar solicita que os produtores rurais não utilizem o fogo como técnica de preparo de terra ou renovação de pasto. O clima seco atual do Estado de Roraima está propício para que os incêndios se propaguem para fora da área destinada a queima. A mesma recomendação deve ser observada pelos condutores de veículos ao longo das estradas, para que não lancem elementos que possam provocar incêndio”, alertou o subcomandante Geral do CBMRR, coronel Anderson Carvalho.
INVESTIGAÇÃO – Todas as ocorrências de incêndios com suspeita de terem sido iniciadas de forma criminosa estão sendo repassaras aos órgãos ambientais para apuração e responsabilização criminal dos responsáveis.
Até agora, CBMRR registra mais de 250 ocorrências de incêndios florestais
Nos 20 primeiros dias do mês de março, o CBMRR atendeu mais de 250 ocorrências de incêndio nos mais variados tipos de vegetação (Lavrado/Cerrado, Floresta Nativa, Floresta Plantada, Área de Preservação Ambiental, etc).
Em Janeiro, as Guarnições de Combate a Incêndios Florestais combateram 234 ocorrências. Já em Fevereiro foram 353 atendimentos.
No total de 2019, o CBMRR atendeu 842 ocorrências desta natureza, tanto na Capital como nos município do Interior de Roraima.