Cotidiano

Índice de mulheres contaminadas é maior, porém, homens morrem mais

Em Roraima, o número de casos confirmados entre mulheres é maior que entre os homens, no entanto, o sexo masculino lidera o número de mortes

O número de casos confirmados de Covid-19 em mulheres de Roraima é de 21.727, contra 17.670 casos confirmados em homens. Os dados são do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

O que chama a atenção, é que mesmo tendo maior número de confirmações da doença, as mulheres ainda morrem menos que os homens em decorrência da Covid-19. O total de mortes entre mulheres é de 195, enquanto que 373 homens morreram pela doença.

De acordo com estudos feitos por cientistas chineses, a causa mais provável desse fenômeno teria a ver, com o estilo de vida. Ao redor do mundo, homens tendem a beber e a fumar mais do que as mulheres e, portanto, ficam mais suscetíveis a desenvolver doenças pulmonares e cardiopatias, o que os fragilizariam quando contraem o coronavírus.

FAIXA ETÁRIA – Ainda de acordo com o Boletim Epidemiológico, a faixa etária com maior número de diagnósticos da doença, está entre as pessoas de 30 a 39 anos, um total de 9.785 casos confirmados entre eles.

Já os pacientes que mais morrem em decorrência da Covid-19, são os idosos acima de 70 anos de idade, um total de 244 mortes.

MUNICÍPIOS – O Boletim mostra ainda que Boa Vista, Rorainópolis e Pacaraima, lideram o número de casos confirmados e de óbitos no estado.

Boa Vista possui 29.357 casos confirmados e 439 óbitos. Rorainópolis tem 1.328 confirmações e 20 mortes ocasionadas pela Covid-19. Já em Pacaraima o número casos confirmados é de 1.228, e 25 mortes pela doença.